Os dados digitais são agora tão valiosos como o dinheiro. Não é difícil perceber porque gigantes como a Google, a Microsoft ou até a Amazon recolhem tantos dados, quanto as nossas redes sociais. Nunca antes as nossas informações foram tão importantes, para anúncios ou ofertas localizadas, gostos e preferências que permitam melhorar os seus serviços.
Concentramos grande parte de dados rápidos nos nossos telemóveis, são também os mais vasculhados por estes gigantes (autorizados ou não-autorizados indirectamente). Contudo, reunimos frequentemente as informações mais importantes nos nossos computadores. As avarias nos atuais discos rígidos são cada vez menos comuns, mas para grandes concentrações de dados são frequentemente usados HDDs, que estão sujeitos a um funcionamento mecânico — saiba como resolver alguns dos ruídos ou problemas que afectam o seu disco (alguns deles podem ser bastante audíveis).
A fim de garantir que não perde os dados mais importantes para problemas físicos ou de software, a nossa recomendação é que faça backups frequentemente, mas por vezes fica difícil saber que programas se pode considerar os mais indicados. Não se acomode à recuperação de dados do Windows, pois um simples erro no software pode comprometer esses dados. Saiba como realizar backups, clonar, e restaurar os ficheiros com o MiniTool ShadowMaker.
Faça o backup através do MiniTool ShadowMaker
Como restaurar o backup através do MiniTool ShadowMaker
Quando pretender recuperar os seus dados, quer por mudança de disco ou reposição do seu sistema operativo, basta recorrer ao mesmo aplicativo que utilizou, neste caso, o MiniTool ShadowMaker.
Consegue, a partir deste momento, aceder a todos os seus dados salvaguardados por uma ferramenta tão simples quanto esta. Aconselhamo-o vivamente a utilizá-la para que não perca mais ficheiros importantes.
O seu disco HDD demonstra sinais de problemas? Barulhos?
Frequentemente somos confrontados com problemas nos nossos discos rígidos físicos, nomeadamente por poeiras que invadem partes mais susceptíveis ou por defeitos na conexão com o disco, pelo que, se o HDD começar a fazer cliques ou bipes, poderá tentar as alternativas que a seguir apresentamos.
Método 1: limpar o pó do seu disco rígido
Existem alguns discos rígidos que quando têm poeira na conexão emite um sinal sonoro. Siga as sugestões abaixo de como limpar o pó do seu disco rígido.
Método 2: usar outro cabo
Para o caso dos discos externos, o som do disco rígido pode desaparecer quando substitui o cabo de transmissão de dados, pois este pode estar danificado. Caso seja esse o problema, pode conectar outro cabo novo.
Método 3: conecte o seu disco a outra porta
Por outro lado, a sonoridade do disco pode ocorrer se a porta tiver defeito, pelo que, poderá optar por escolher outra porta USB para conectar o HDD. Ao alterar, se o ruído do disco rígido desaparecer, o problema fica resolvido.
Método 4: usar um cabo USB duplo
Em alguns casos, o disco rígido pode necessitar de mais energia para alimentar o dispositivo, pelo que pode necessitar de um cabo USB duplo (em forma de Y), pelo que na sequência da falta de energia, o disco irá emitir os meus sinais sonoros. Assim, deverá optar por experimentar esta solução.
Método 5: conecte o seu disco rígido externo a outro computador
O som de bipes do HDD pode ainda existir mesmo depois de tentar os métodos evidenciados acima. Nesse sentido, pode tentar conectar o disco rígido de destino a outro computador, pelo que, infelizmente, é muito comum que os métodos acima não sejam suficientes para ajudá-lo.
Caso os problemas persistam, saiba que pode recorrer a outro método para o Windows reconhecer o seu disco rígido externo. Através da linha de comandos do Windows, pode recorrer ao procedimento “CHKDSK”. Veja como nas sugestões abaixo:
Findo todos estes passos, os problemas deverão ficar resolvidos, pelo que se persistirem, terá muito provavelmente algum problema com o seu disco externo.
Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões
Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões