Confirmado! Provas do concurso PF serão realizadas neste domingo, 23; Veja o que você não pode esquecer

0
129

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira, 21, que a aplicação das provas do concurso da Polícia Federal está mantida para este domingo, 23, nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. O julgamento no STF levou em consideração uma reclamação que pedia a suspensão das provas do certame.

Conforme reclamação enviada ao STF, a preocupação era o risco de contaminação dos 320 mil candidatos. Foram usados como exemplos outros concursos e processos seletivos realizados anteriormente e que registraram imagens de aglomerações.

Embora o Supremo tenha liberado a realização das provas, vale a pena ficar de olho nos cuidados, não só em relação às medidas para evitar contágio pelo coronavírus, mas também em relação a todos os detalhes acerca do local das provas e realização das mesmas, cuja responsabilidade e da banca organizadora Cebraspe.

Antes dos itens essenciais, vale a pena dar uma última checada nos locais de prova e ficar atento ao melhor caminho. Aqui, a dica é utilizar aplicativos como Waze e Google Maps. Além disso, sair com uma boa antecedência evitará que você perca esse dia tão esperado.

Concurso PF 2021: Tudo que você precisa saber

De acordo com a banca organizadora, somente será permitido o ingresso do candidato ao local de aplicação usando máscara, que poderão ser descartáveis, de tecido ou de qualquer outro material. Vale lembrar que elas não serão ofertadas em local de prova.

O candidato que declarar que testou positivo para Covid-19 não poderá realizar as provas. Além disso, caso a temperatura corporal do candidato, aferida no momento de sua chegada ao local de aplicação, for igual ou inferior a 37,5 °C, será permitido o seu ingresso ao local de aplicação.

Se a temperatura corporal do candidato, aferida no momento de sua chegada ao local de aplicação, for superior a 37,5 °C, será imediatamente realizada uma segunda aferição; se a segunda aferição confirmar que o candidato se encontra com temperatura corporal superior a 37,5 °C, o candidato poderá ser encaminhado para realizar as provas em sala especial.

Você também pode gostar: Concurso Caixa 2021: Novo edital pode ser publicado em breve?

Medidas de proteção do Cebraspe para concurso PF 2021

Confira a seguir as medidas que serão adotadas neste domingo para evitar aglomeração e contaminação dos candidatos:

a) comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas, se necessário, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas; b) armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato; c) permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas; d) submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação; e) observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros; f) observar o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas; g) verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada; h) submeter-se a pré-identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto — concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara —, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação; i) permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes; j) manter os cabelos arrumados de forma que não caiam sobre sua face enquanto estiver dentro dos locais de aplicação; k) submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.

Portões serão abertos duas horas antes do horário previsto

Sobre a abertura dos portões, na última quinta-feira, 20 o Cebraspe divulgou o seguinte comunicado:

“Tendo em vista o aprimoramento do fluxo de entrada dos candidatos nos locais de provas e além do escalonamento em grupos estabelecido na consulta individual, o Cebraspe comunica que os portões de acesso aos locais de provas serão abertos 2 (duas) horas antes do horário previsto para o início das provas.”

O que levar e o que não levar

Sobre os itens permitidos, vale a pena sempre checar no edital, mas de modo geral é imprescindível levar: comprovante de inscrição e documento de identidade original, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e, claro, estar de máscara.

Para evitar uso de bebedouros, o Cebraspe recomenda que os candidatos levem água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente.

Segundo o edital, serão eliminados do certame os candidatos que portarem os seguinte itens:

  • aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.;
  • óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
  • quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
  • qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).

Leia ainda: Concurso PM: Saiu edital com 1.060 vagas para soldado e oficial; Ganhos de até R$ 8 mil!