Confeccionador de calçados: Senai PB forma mais de 100 profissionais para a indústria calçadista

Foto: Reprodução

Com a proposta de promover a formação profissional, ofertando capacitação para os trabalhadores do setor industrial, o SENAI da Paraíba, através do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado – CTCC Albano Franco formalizou uma parceria com a prefeitura municipal da cidade de Floresta – PE e o Sebrae – PE, visando a oferta de cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento para os moradores do município.

Desde o mês de setembro do ano passado, a Unidade Móvel de Couro e Calçado está na cidade pernambucana, oferecendo os cursos de Qualificação em Confeccionador de Calçados (160 Horas) e de Aperfeiçoamento em Confeccionador de Botas de segurança (80 Horas). 

Cerca de 100 pessoas distribuídas em 5 turmas estão sendo capacitadas no curso de Qualificação em Confeccionador de Calçados, que é ministrado pela instrutora Joana Darc Pereira, e busca preparar profissionais para o desenvolvimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas, associadas à confecção de artefatos em couro, como carteira, necessaire, cintos, chaveiros, entre outros respeitando os procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Já o curso de Aperfeiçoamento em Confeccionador de Botas de segurança ministrado pelo instrutor Melzaque Candido está sendo ofertado para 60 pessoas da Associação Cabritos da Floresta, distribuídas, em 2 turmas. A proposta é promover o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional na produção de Calçados de Segurança, de acordo com o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, atendendo as normas e legislação de segurança.

A previsão é que sejam formados 160 novos profissionais pelo SENAI para atuar no mercado calçadista. A conclusão das turmas acontecerá nesta quarta-feira, dia 25 de maio.

Fonte: Assessoria/FIEP