Concurso Justiça Federal 2021: Orçamento prevê 1.075 vagas nos tribunais regionais

0
82
Concurso Justiça Federal 2021: Orçamento prevê 1.075 vagas nos tribunais regionais
Concurso Justiça Federal 2021: Orçamento prevê 1.075 vagas nos tribunais regionais

Os Tribunais Regionais Federais (TRFs) devem abrir 1.075 vagas em concursos públicos, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 que foi encaminhado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto.

Conforme a Lei Orçamentária, no ano que vem, 625 das chances serão para criação, 300 para provimento em cargos e funções vagas e 150 para criação e provimento. As oportunidades podem ser distribuídas entre os seis tribunais regionais:

Concurso TRF 1

O mais provável é que o próximo concurso seja para o cargo de juiz substituto, ainda não há uma data para publicação do edital, mas a comissão organizadora já foi formada, o que indica andamento do certame. O último concurso foi publicado em 2017, com validade até 2022. Por causa da pandemia o novo concurso foi suspenso.

O TRF 1 tem jurisdição no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Piauí, Pará, Roraima e Rondônia.

Concurso TRF 2

O tribunal tem concurso válido para a área de apoio, o prazo foi suspenso para todos os editais, de juiz substituto, técnicos e analistas por causa da pandemia da covid-19. A previsão é que o concurso volte a ter andamento após a situação de crise sanitária.

Concurso TRF 3

Embora o edital não tenha sido publicado, a banca organizadora já foi aprovada no Órgão Especial. A previsão é que seja aberto concurso para magistratura com vagas para o cargo de juiz substituto.

Concurso TRF 4

Tem concurso com validade vigente para a área de apoio, de acordo com edital publicado em 2019. No entanto, a posse dos aprovados e o prazo de validade estão suspensos por causa da pandemia de coronavírus.

Concurso TRF 5

Já o TRF 5 tem concurso com prazo válido para servidores e juízes, as convocações também foram suspensas por causa da pandemia. A jurisdição do órgão se estende aos estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Concurso TRF 6

O órgão ainda está em criação e será instalado em Minas Gerais,  por isso não há previsão para abertura de um novo concurso.

Veja também: Governo libera novos concursos mesmo com corte de gastos