Como sacar o FGTS em 2021 sem ter sido demitido? Descubra aqui!

0
156

A pandemia de coronavírus que impactou o mundo no ano passado continua afetando a vida de milhares de brasileiros em 2021. Em meio a crise sanitária, muitos se viram sem renda para quitar suas despesas básicas como a conta de luz e o supermercado.

Buscando ajudar a população, o governo federal liberou saques de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2020. Assim, quem possuía saldo em contas ativas ou inativas do fundo pôde ter acesso a um dinheiro extra.

Criado pelo governo federal como forma de manter uma reserva financeira para o trabalhador, o FGTS é depositado mensalmente pelo empregador em uma conta no nome do empregado. O valor corresponde a 8% do salário e é descontado diretamente em folha.

Embora o calendário de liberação dos recursos já tenha chegado ao fim, ainda é possível realizar saques do FGTS em 2021. Mesmo o trabalhador que ainda está empregado pode ter acesso a uma dessas modalidades.

Modalidades de saque do FGTS em 2021

Confira abaixo quais as modalidades de saque do FGTS em 2021 e saiba se você tem direito a alguma delas.

Saque-aniversário

Os trabalhadores podem retirar anualmente parte de seu FGTS, mais precisamente entre 5% e 50% do saldo acumulado nas contas vinculadas. Os saques são liberados sempre no mês de aniversário do cidadão e podem ser realizados mesmo por quem está empregado. É importante destacar que adesão a essa modalidade impede por até dois anos o acesso ao saque rescisão.

Saque Rescisão

Opção mais famosa entre os trabalhadores, ela é exclusiva para aqueles que se enquadram em uma das seguintes situações: aposentadoria, morte do patrão, fechamento da empresa, compra da casa própria, demissão sem justa causa, doenças graves, entre outras possibilidades.

Trabalhadores há 3 anos sem assinar carteira

Cidadãos que estão sem emprego formal há pelo menos três anos podem sacar todo do saldo do FGTS. Contudo, o saque só pode ser solicitado no mês do seu aniversário, e exige a apresentação da carteira de trabalho sem registros dentro desse período.

Como consultar o saldo do FGTS?

Antes de mais nada, consulte o saldo disponível em suas contas do FGTS em um dos canais de atendimento disponíveis para isso. Confira abaixo quais são eles:

  • Aplicativo FGTS;
  • Internet banking da Caixa;
  • Telefone 111, na opção 2; ou
  • Site da Caixa – www.caixa.gov.br/

Leia mais: FGTS: Divulgado calendário 2021 do benefício com adicional de até R$ 2.900