Como escolher a Smart TV ideal para jogar consoles da nova geração

0
104

Os consoles da nova geração apresentam gráficos jamais vistos anteriormente. São jogos surreais que exigem ótimo desempenho de imagem e processamento. Contudo, não saber escolher a Smart TV ideal para jogar é um problema para quem deseja obter qualidade.

Um televisor sem tecnologias HD, Crystal UHD, 4K, OLED, QLED e etc pode não evidenciar o melhor aproveitamento dos games. As alternativas de sistema inteligente, conectividade e tela fazem toda diferença para os jogadores.

Se por um lado, há expectativa na compra de jogos modernos, repletos de recursos, a televisão adequada também faz parte do conjunto. Por isso, descubra as principais vantagens de um aparelho para valorizar os games. Veja como escolher a Smart TV ideal para jogar consoles da nova geração.

Tipos de tela para jogos

Escolher o tipo de tela pode ser uma tarefa complicada diante de tantas alternativas interessantes. Para decidir é fundamental conhecer as diversas tecnologias.

Tratando-se de monitor para jogos, os mecanismos de tela à base de nanocristais ou de LED são boas opções com custo baixo. Não deixam de oferecer imagens de qualidade, com boa movimentação e pouquíssimas sombras. No entanto, quadros com tons pretos podem apresentar aspectos mais acinzentados.

Quando há possibilidade de investir um valor maior, vale a pena adquirir telas mais inovadoras. Como é o caso das telas QLED, OLED e 4K. A definição é realmente coisa de cinema, além do contraste que proporciona maior sensação de realidade.

Com o objetivo de definir a Smart TV ideal, o usuário precisa estar atento ainda às tecnologias antirreflexo. A luminosidade externa espelhando-se na TV pode atrapalhar a visão do gamer, “escondendo” algumas partes do display. Esses tipos de tela possuem função em seu hardware ou software para garantir adequação da iluminação de modo automático.

As opções com preço mais em conta no mercado atual, são as tvs de 32”, porém, elas não vão te oferecer uma experiência muito fantástica na hora da jogatina por não possuírem muita tecnologia.

Qualidade de som

Buscar um televisor com som eficiente assegura a potencialização dos detalhes sonoros. Até porque os consoles da nova geração são produzidos também para receber jogos FPS, por exemplo. Onde a concentração é essencial para a condução do personagem. São os efeitos sonoros que indicam passagens, ações em RPG, noções de posicionamento e acontecimentos.

Outro destaque fica por conta da emoção e as músicas do jogo, que valorizam a performance do jogador. Funcionando como um verdadeiro incentivo para ele. Sendo assim, as Smart TVs com Dolby Digital, som em 3D, potência RMS aparecem como favoritas.

Taxa de atualização

A taxa de atualização consiste em um dos elementos mais importantes com relação à fluidez dos quadros visuais. Uma transição de imagens demorada e atrasada influencia no desempenho do próprio jogo.

Para jogar consoles da nova geração, com imagens dinâmicas e rápidas, TVs com taxa de atualização de 120, 144 ou 200 Hz (200 quadros por segundo) são a melhor escolha. Durante a atuação de consoles mais modernos, Xbox Series e PS5 (Playstation 5), que  suportam jogos a 120 fps, a televisão precisa acompanhar a execução dos quadros.

Se a ideia é aproveitar toda a capacidade dos aparelhos, a taxa de atualização merece atenção ao comprar TV. Afinal, o bom desempenho na troca de imagens faz toda diferença para o resultado final.

Input lag

Talvez você ainda não tenha ouvido falar em input lag. Este que com certeza é um fator determinante para o funcionamento dos aparelhos ao jogar. O Input lag refere-se ao tempo em que a Smart TV adquire, processa e apresenta os dados recebidos do console.

É imprescindível dispor de um input lag que não exceda os 30 ms no modo de jogo. Quanto mais houver ativações de filtro, sejam automáticos ou configurados previamente, mais o processamento fica sobrecarregado. Refletindo diretamente na rodagem dos games.

Por este motivo, o usuário precisa desativar todos os filtros automáticos da Smart TV. Mantendo o foco total do processador apenas na performance do aparelho ao jogar consoles da nova geração.

Conectividade

As televisões mais modernas costumam ser bastante generosas com a quantidade de entradas laterais ou traseiras. Para conexões com outros dispositivos, como os consoles atuais, geralmente a entrada HDMI 2.0 já serve. Trata-se da entrada padrão das Smart TVs com bom custo no mercado.

Através dessa entrada, o equipamento recebe informações de vídeo e áudio, “devolvendo” na tela e na saída de som.

Contudo, devemos ressaltar que para jogar consoles de nova geração, é bom buscar aparelhos que ofereçam HDMI 2.1. O modelo de conexão é compatível com vídeos de 4k, 120Hz, VRR. Com isso, a fluidez dá um salto de qualidade na imagem. Otimizando a taxa de quadros e suavizando todos os movimentos.

Escolher uma Smart TV que proporcione conexão bluetooth auxilia na aplicação de dispositivos externos de som. Excelente dica para games com comunicação entre jogadores, concedendo a alternativa de usar headsets. Além de ajudar na concentração do gamer com a utilização de fones pareados na própria televisão.

Fontes: The Enemy: Ótimas TVs para Games em 2021 ; Melhores TVs Custo-Benefício em 2021 por ReviewTV

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões