Como checar a área de cobertura com o Speedtest

0
82

Ao ir para uma área que você não frequenta na cidade ou na hora de fazer uma viagem sempre existe a preocupação de como o sinal seu celular funcionará por lá para realizar e receber ligações. Já nesta semana, o Speedtest, famoso serviço para medir a velocidade da internet, ganhou um recurso que deixa você consultar como é a área de cobertura das operadoras em determinada região.

A nova função em questão possui um funcionamento bem simples e, diferente da maioria das funções do Speedtest, por enquanto, só funciona em seu aplicativo para celulares. A seguir, veja como conferir a área de cobertura de operadoras com o Speedtest.

Importante

O tutorial abaixo foi realizado com um celular rodando o sistema Android, mas a nova função do Speedtest também está disponível no aplicativo para iOS (sistema do iPhone). A eficácia do Speedtest em mostrar como é a área de cobertura das operadoras pode variar de acordo com a sua região ou cidade.

A nova função, como explicado acima, é bem simples de ser utilizada, mas ela requer uma pequena permissão para funcionar corretamente em seu celular. Confira:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e baixe o aplicativo do Speedtest ou atualize-o para a última versão disponível;

2. Abra o aplicativo normalmente pela primeira vez e toque em “Avançar”, logo depois em “Continuar”;

3. Conceda as permissões solicitadas. Aqui, vale notar, permissão de “localização” é essencial para que o novo recurso funcione corretamente;

Como checar a área de cobertura de operadoras com o Speedtest - Passo 2

4. Na próxima tela, você também pode optar ou não em ajudar o Speedtest no programa de cobertura global, que é justamente o que mostra como funciona o sinal das operadoras em diversas regiões;

Como checar a área de cobertura de operadoras com o Speedtest - Passo 3

5. Antes de poder usar o novo recurso, o Speedtest também perguntará se pode coletar dados seus para melhorar a estabilidade do programa e se pode exibir anúncios com base em seus interesses. Essa parte também fica a seu critério;

Como checar a área de cobertura de operadoras com o Speedtest - Passo 4

6. Agora, na tela principal do aplicativo, clique em “Maps” e aguarde ele carregar a sua região;

Como checar a área de cobertura de operadoras com o Speedtest - Passo 5

7. Dependendo da permissão concedida anteriormente na configuração, o Speedtest poderá solicitar de novo ou não a sua ajuda para melhorar o novo recurso.

Como checar a área de cobertura de operadoras com o Speedtest - Passo 6

A partir deste momento, o Speedtest mostrará como o sinal de sua operadora funciona em sua região e arredores. Para isso, ele considera os sinais com as seguintes cores:

  • Vermelho – Nenhum sinal disponível
  • Amarelo – 2G e 3G
  • Azul claro – Sinal LTE
  • Azul escuro – 5G

Se você quiser consultar sobre como está o sinal de outras operadoras, basta configurar tudo no menu principal da tela, assim como sugere a imagem abaixo. Já para verificar como é o sinal em outras regiões, você pode usar o gesto de “pinça” para dar mais ou menos zoom no mapa e navegar por ele.

Como checar a área de cobertura de operadoras com o Speedtest - Passo 7

Pronto! Agora, você já sabe como usar o Speedtest para consultar como é o sinal de operadoras por regiões.