Comércio varejista da Paraíba tem a 5ª maior alta do país em outubro, revela IBGE

0
64
Comércio varejista da Paraíba tem a 5ª maior alta do país em outubro, revela IBGE – Foto: Junot Lacet Filho/ Arquivo

O comércio varejista na Paraíba registrou a quinta maior alta do país em volume de vendas, durante o mês de outubro, em relação a setembro. Os dados foram divulgados na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (10). O crescimento de 2,3% no período, verificado após queda de 3% no mês anterior, também ficou bem acima da média nacional, que foi de 0,9%.

A receita nominal do setor variou 3% de um mês para o outro, sendo o sexto melhor indicador do Brasil, atrás apenas de estados como Mato Grosso do Sul (4,3%), Distrito Federal (4%), Paraná (3,5%), Amazonas (3,4%) e Bahia (3,2%).

Na comparação com outubro do ano passado, a Paraíba registrou um avanço de 10,6% no volume de vendas e de 18% na receita nominal. Os dois indicadores estaduais foram maiores que as médias brasileiras, com 8,3% e 15,9%, respectivamente.

Já no acumulado de 12 meses, o setor do estado apresentou a quarta maior alta, com 6% no volume de vendas diretas para outros estados, menor somente que no Pará (7,8%), Amazonas (7,3%) e Santa Catarina (6,2%). Nesse comparativo, a receita nominal de vendas na Paraíba aumentou 9,2%, sendo a quinta maior do país.

VAREJO AMPLIADO

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, peças e material de construção, a Paraíba registrou as maiores altas do país no volume de vendas, com 3,6%, e na receita nominal do setor, sendo 4,7%. Os percentuais são superiores aos observados na média nacional, com 2,1% e 3,1%, respectivamente.

Com Jornal da Paraíba