Comerciantes celebram saldo positivo do São João 2022 de Campina Grande: ‘vai suprir até dezembro’

Cerca de 80% dos comerciantes que trabalharam no Maior São João do Mundo em 2022, de Campina Grande, registraram aumento no faturamento em relação à última edição do evento, em 2019. É o que aponta uma pesquisa realizada pela União dos Representantes d’O Maior São João do Mundo. Agora, após o fim da festa, o saldo positivo é motivo de comemoração para os trabalhadores.

Durante mais de dois meses de preparação e de venda efetiva no São João de Campina Grande, aproximadamente 400 comerciantes trabalharam no Parque do Povo, entre vendedores ambulantes e fixos. Destes, 184 responderam à pesquisa feita pela União dos Representantes d’O Maior São João do Mundo.

Ao todo, 117 barracas foram instaladas no lugar, sendo 40 quiosques, 112 vendedores ambulantes de bebidas na área de shows, com caixas térmicas, e mais de 120 ambulantes que vendem produtos diversos, como comidas e brinquedos.

Segundo os dados, o aumento no faturamento dos comerciantes ficou entre 40% e 80%, com uma média de renda mensal que variou de R$ 20 mil a R$ 80 mil, para os trabalhadores que responderam à pesquisa.

Para cerca de 19% dos comerciantes entrevistados, o faturamento foi igual ao da edição da festa realizada em 2019. Depois de dois anos sem a renda obtida durante o período junino, 81% dos trabalhadores consideram o São João 2022 como bom ou ótimo, segundo os dados.

Com o fim da festa, os comerciantes comemoram o resultado e já pensam em 2023. Entre as sugestões de melhorias que eles mesmos indicaram na pesquisa, estão: ampliação do horário de funcionamento durante o dia; criação de local voltado à gastronomia regional; instalação de portões de acesso nas laterais do Parque do Povo; resgate de aspectos tradicionais, como decoração e comidas de milho.