Começam os rituais para a coroação do novo rei da Tailândia

0
90
Começam os rituais para a coroação do novo rei da Tailândia
Começam os rituais para a coroação do novo rei da Tailândia

Na Tailândia, os rituais para a coroação do rei Maha Vajiralongkorn foram iniciados neste último final de semana. Seu pai, o popular rei Bhumibol, que governou a Tailândia por setenta anos, morreu em 2016.

Maha Vajiralongkorn sucedeu seu pai em dezembro de 2016. Naquela época, ele já havia dado o seu “sim” à realeza, mas a cerimônia de coroação foi adiada para depois do período de luto, por um costume tailandês.

O luto dura dois anos e meio e terminará no dia 4 de maio deste ano. Neste dia, Maha Vajiralongkorn, também conhecido como Rama X, será coroado rei. Até então, todos os tipos de rituais serão realizados.

Rituais Entre os principais rituais budistas para a coroação do rei, estão os rituais de purificação da água para a lavagem e consagração do rei e as rezas de monges no templo em Bangkok, capital da Tailândia.

No dia anterior à coroação, o rei Rama X prestará homenagem aos seus antepassados. No dia da coroação, 4 de maio, ele passará pelo ritual da limpeza com a água consagrada.

E um dia depois, receberá seu nome real e é será levado em uma cadeira de sedan pela capital tailandesa, para cumprimentar as pessoas.

Seu primeiro discurso em público será no dia 6 de maio e será transmitido pela TV tailandesa.

Vida de “playboy” Desde a morte de seu pai, a mídia tailandesa tem espalhado histórias sobre a vida gloriosa de Vajiralongkorn, assim como fizeram com seu falecido pai Bhumibol.

A mídia do país procura substituir a verdadeira história da vida do novo rei, pelo mito de que tudo o que ele fez e faz é bom. Mesmo o novo rei sendo o oposto absoluto de seu pai.

Bhumibol viveu como um santo e foi adorado pelos tailandeses como um semideus. Sua reputação foi elevada acima dos problemas políticos por 70 anos. Por outro lado, o seu filho sempre levou a vida de um “playboy”, e nunca participou de atividades e trabalhos que devem ser realizados por um sucessor de trono real.

Vajiralongkorn nunca trabalhou, preenchendo sua vida com hobbies; e agora com seus 64 anos, é o novo rei da Tailândia.

Seu maior passatempo é voar. A Vajiralongkorn aprendeu a pilotar caças na Austrália e nos EUA e voou com os Boeing 737 da companhia aérea Thai Airways. Esse é o único hobby que pode ser encontrado em suas biografias oficiais na Tailândia.

A mídia tailandesa se silenciou sobre o passado excêntrico de Vajiralongkorn.

Como por exemplo, a história de Foo Foo, seu cão da raça poodle. Graças ao WikiLeaks, sabemos que o animal favorito do príncipe herdeiro foi autorizado a se sentar em um buffet, vestido com um uniforme de gala.

O príncipe oficialmente deu ao seu poodle o posto de marechal-do-ar, e todos os soldados da Tailândia tiveram que saudar o cãozinho.

Maha Vajiralongkorn e seu poodle, em 2017. foto: Pavin Chachavalpongpun

O novo rei se comporta como um governante feudal antiquado, que sabe que pode fazer o que quiser e ninguém na Tailândia dirá algo sobre isso.

Lei da Majestade No país tailandês, quem criticar ou insultar a família real é punido com 15 anos de prisão pela Lei da Majestade.

Certamente, Maha Vajiralongkorn não tem o mesmo status que seu pai, o que pode tornar mais difícil para o povo tailandês cumprir esta lei.

Pai e Filho Bhumibol era politicamente neutro e intervinha de vez em quando, caso não houvesse outra forma. Isto deu esperança ao povo, que acreditava que mesmo se o país desmoronasse, ainda teria o rei.

Porém, o pensamento predominante sobre o novo rei é bem diferente. Vajiralongkorn não é imparcial e seus conselheiros não são bem vistos pelo povo. Além disso, o novo rei teria tratado mal várias mulheres.

Dessa forma, teme-se que o país de monarquia constitucional, atormentado por inúmeros problemas políticos e sociais, possa entrar em colapso.

Deixe uma resposta