Com tardes passando vexame, SBT precisa de uma turbinada vespertina em 2019

Tardes do SBT: a cara da decadência e do comodismo. Foto – montagem.

Até pouco tempo, as tardes do SBT eram sinônimo de sucesso. Cheias de novelas que bombavam na audiência, como Coração Indomável e Abismo de Paixão, a vice-liderança vespertina do canal de Silvio Santos era certa na Grande São Paulo e em boa parte do Brasil.

Hoje, a situação é bem diferente. Um cansado Casos de Família e um Fofocalizando que nunca chegou perto do sucesso do ‘concorrente’ Hora da Venenosa saturam a tarde do canal e empurram as novelas para ainda mais tarde.

Para piorar, o SBT também não se ajuda. As reprisadas Teresa e Carrossel, esta segunda pra lá de saturada, são bem a cara da falta de coragem do canal que outrora bombava nesse mesmo horário.

Por outro lado, na Record não há mais a lendária Dona Xepa, fracasso absoluto que fazia a alegria do SBT. Por lá, agora existem duas novelas que brigam pela vice-liderança, principalmente a primeira delas: Bela, a Feia.

+ Após acidente de Titi, Giovanna Ewbank se declara para a filha

Mesmo assim, o canal de Silvio Santos parece estar pouco se lixando para essa grande perda de público que sofreu nos últimos anos. Resultado: o SBT perdeu a vice-liderança na média dia no Brasil em 2018, por dois décimos. Contudo, na média das 24 horas do dia, que é a mais importante, ainda se mantém aos trancos e barrancos em segundo lugar.

Sabe-se, por outro lado, que o Casos de Família fatura muito bem e, aparentemente, o Fofocalizando também, o que justifica a permanência na grade do canal desses dois programas que dividem bastante a opinião de quem liga a tevê à tarde.

Então espera-se que pelo menos o SBT escale melhor as suas novelas “da tarde”, que terminam à noite, e esqueça essas ‘pragas’ infantis que são exibidas à exaustão por toda a grade. Mas ninguém se surpreenderia se depois de Carrossel viesse Chiquititas, sucedida por Cúmplices… Carinha de Anjo… Poliana…

Silvio Santos terá sua história retratada na TV. (Foto: Divulgação)
O apresentador em seu programa no SBT. (Foto: Divulgação)