Com Atlas Filipeia, Seplan reduz demanda por documentos em quase 90% e torna serviço mais sustentável

0
159

Lançado no dia 15 de junho pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa (Seplan), o Atlas Municipal Filipeia já reduziu em quase 90% a demanda da população em busca de documentos na sede da secretaria. A nova ferramenta, que conta com uma infinidade de informações que podem ser acessadas de forma fácil e rápida através de um computador, tablet ou celular, também tem contribuído para a economia de papel, já que os documentos não precisam ser impressos.

O Atlas Filipeia, que pode ser acessado através do endereço: https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/, além de fornecer um resumo da origem, da extensão e da população de cada bairro, com toda estrutura que possui, a ferramenta possibilita ainda que o cidadão acesse pela internet documentos e serviços públicos. O que antes só se obtinha presencialmente, como impressão de overlay, por exemplo, poderá ser feito sem burocracia e perda de tempo.

Você já imaginou acertar 14 pontos com apenas 14 JOGOS na Lotofácil ?

Uma plataforma completa com inteligência artificial Que te GARANTE 14 e até 15 Pontos com apenas 14 Bilhetes.
Hoje você poderá se tornar um apostador PROFISSIONAL!

COMPRAR AGORA

ESTA OFERTA PODE SAIR DO AR A QUALQUER MOMENTO, APROVEITE!

“Nós conseguimos reduzir em cerca de 90% a demanda na Seplan de pessoas que vinham em busca de overlay, de estudantes que precisavam de mapas para a produção de TCC, de engenheiros que precisavam de arquivos CAD. Agora, com o Atlas Filipeia, eles conseguem obter todas essas informações de forma online”, explicou a diretora de Geoprocessamento e Cadastro da Seplan, Jordana Coimbra, que completou:

“Nosso principal objetivo é disponibilizar para a população o que a gente produz aqui, a base cartográfica municipal, os serviços, ficha cadastral, overlay, mapas, dinâmica de uso e ocupação do solo, crescimento urbano. Tudo isso a gente já faz há muito tempo, só que agora estamos disponibilizando para a população de forma prática e ágil através do Atlas Filipeia”, explicou.

Acompanhamento – Outra informação importante que a população pode encontrar no Atlas Filipeia é o diagnóstico de pavimentação das ruas de João Pessoa. Você poderá saber se a sua rua tem revestimento asfáltico, paralelepípedos ou se está sem pavimentação.

Recentemente, o prefeito Cícero Lucena lançou o Programa ‘Agora tem Trabalho’, que no pacotão de obras, vai pavimentar mais de 500 ruas da cidade. As intervenções, que já foram iniciadas em alguns bairros, já estão sendo atualizadas no Atlas e as ruas que estão em obras estão sinalizadas na ferramenta.

Uso nas escolas – Uma das ferramentas mais interessantes que podem ser encontradas no Atlas Filipeia é o mapa de evolução histórica de João Pessoa. Por meio desse recurso é possível ver como foi o processo de crescimento da cidade, desde 1647 até os dias de hoje.

“Esse mapa na mão de um professor de História ou de Geografia, para você entender para onde João Pessoa cresceu, é uma ferramenta brilhante. E está disponível na internet para qualquer professor usar, em escola pública ou privada, e estudar o desenvolvimento de João Pessoa. Nós temos um projeto para capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino para utilizar esta ferramenta em sala de aula”, destacou Jordana.

Interação – A população também pode ajudar a atualizar o Atlas Filipeia. Caso tenha alguma sugestão ou solicitação de alteração, basta entrar em contato com a Divisão de Geoprocessamento e Cadastro da Seplan através dos telefones 98617-6697, 3214-6017 ou 3218-9189. Outra forma é pelo email [email protected]