Cinema de realidade virtual em Avanca

0
121
Cinema de realidade virtual em Avanca
Cinema de realidade virtual em Avanca

A primeira competição internacional de cinema de realidade virtual (VR 360º) vai ser realizada no festival Avanca 2019. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

Segundo o presidente do Cineclube de Avanca, António Costa Valente, essa é uma das principais novidades do 23.º festival Avanca, destacando que foi também o primeiro certame de cinema em Portugal a apoiar a rodagem de novos filmes e é o primeiro que ultrapassa a barreira dos 30 filmes em estreia mundial.

A seleção inclui um conjunto de obras que dão o reflexo do que está a acontecer nesta área da realidade virtual um pouco por todo o mundo, incluindo dois filmes nacionais.

Os jovens entre os 6 e os 17 anos também estão em destaque na 23.ª edição do AVANCA 2019 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia. No workshop “CineEntertainment” vão produzir filmes a pensar em todos os públicos. De forma inédita vão ser produzidos com tradução audiovisual para públicos com necessidades especiais.

Ao todo são 36 os filmes em estreia mundial e 84 os filmes em competição, oriundos de países dos cinco continentes, sendo que sete filmes portugueses participam na competição internacional e foram escolhidos para a Competição Avanca, produzidos ou rodados na região.

Pela segunda vez, o festival é escolhido pela Federação Internacional de Cineclubes para atribuir o Prémio D. Quixote, tendo por júri o português Bernardo Cabral, Tariq Porter, de Espanha, e Thirunavukarasu Ganeshu, da Noruega.

Outra das novidades da edição deste ano do Festival é a criação de um fundo, dotado com cerca de 20 mil euros, para atrair novos produtores e levar realizadores a rodarem os seus filmes, em Estarreja.

O Avanca Film Fund fica a marcar a apresentação da programação do Avanca 2019, durante a qual foi assinado o protocolo entre a autarquia e o Cineclube, constituindo as duas entidades um fundo financeiro e técnico, destinado a incrementar a produção de cinema.

Veja também…

Deixe uma resposta