Chevrolet apresenta seu primeiro carro sem volante e pedais

Cruise AV

Cruise AV é um Bolt sem volantes e pedais (Divulgação/Chevrolet)

A General Motors divulgou a primeira imagem do Cruise AV, um carro autônomo sem volante ou pedais. Seria apenas mais um, não fosse por um detalhe: ele estará pronto para ser lançado em 2019.

O que falta agora é permissão para que o Cruise AV circule em vias públicas, visto que as normas atuais exige que todos os automóveis tenham direção, pedais e outros comandos manuais.

A legislação e a infra-estrutura necessárias para isso já estão em fase avançada de testes em lugares como a Califórnia. Para muitos, trata-se apenas de uma questão de tempo.

Veja também

  • O elétrico custaria o mesmo que um Camaro, cerca de R$ 310.000TestesChevrolet Bolt, um elétrico com autonomia de quase 400 kmquery_builder 8 set 2017 – 15h09
  • NotíciasComo é “não dirigir” um carro autônomo?query_builder 7 nov 2017 – 13h11
  • BMW 225i Active TourerNotícias10 sinais de que o final dos tempos está próximo para quem gosta de carrosquery_builder 14 out 2016 – 20h10

No Cruise AV o passageiro interage com o veículo apenas por meio de botões e da central multimídia. Isso, se necessário: uma das ideias da GM é designar o modelo autônomo para ser usado pela Uber. Neste caso a interação seria por meio de smartphone.

Na prática, o Cruise AV é um Bolt (compacto elétrico com autonomia estendida, já à venda nos EUA) sem os comandos para o motorista. “Este será um veículo de produção real saído de uma linha de montagem real, não é um conceito”, disse Kyle Vogt, CEO e fundador da Cruise Automation, startup que está por trás da inteligência do sistema autônomo da GM.

Cruise AV

Na falta de comandos, autônomo da GM tem parafernália eletrônica sofisticada (Divulgação/Chevrolet)

A GM enviou ao governo americano uma petição detalhando as novas características de segurança de seus autônomos e também o resultado dos testes do Cruise AV no centro de São Francisco ? que a fabricante considera ser um dos trânsitos mais complexos do mundo.

Como manda a regra atual, os carros testados ainda tinham volante e pedais, além de uma pessoa ao volante para assumir o controle no caso de uma emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *