Centro de Práticas Integrativas Canto da Harmonia retoma atendimentos presenciais

0
46

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo, retomou suas atividades presenciais, com medidas sanitárias de prevenção à covid-19. Durante o início da pandemia, o serviço estava sendo oferecido aos usuários por meio de teleatendimento para evitar a disseminação do coronavírus.

De acordo com a coordenadora-geral do Canto da Harmonia, Noely Menezes, o retorno das atividades está acontecendo gradativamente. “A princípio, retornamos com algumas terapias individuais e, em seguida, com algumas terapias coletivas, limitando o número de participantes para respeitar o distanciamento social. As práticas estão sendo realizadas em ambiente aberto e arejado”, explicou.

Os atendimentos individuais que retornaram são: reiki, terapia floral, auriculoterapia e acupuntura. Já as terapias coletivas que retornaram são: meditação, relaxamento, tai chi chuan, resgate da autoestima, grupo harmoniza e terapia comunitária integrativa. “Algumas terapias como massoterapia e biodança ainda não voltaram a ser oferecidas porque envolvem contato físico”, destacou Noely Menezes.

Para o retorno do serviço, foram tomados todos os cuidados sanitários necessários para a prevenção da saúde dos usuários e dos profissionais, como a higienização frequente da mobília e dos ambientes, disponibilização de álcool gel 70% e sabão líquido na recepção e salas dos terapeutas, distanciamento adequado, atendimento com horário agendado, uso obrigatório de máscara para os usuários e utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais.

Pensando nos usuários que fazem parte dos grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades, o Canto da Harmonia segue oferecendo o teleatendimento. “Esse tipo de atendimento continua nos casos em que é realmente necessário, pois o usuário não pode comparecer pessoalmente”, disse a coordenadora.

Serviço – O serviço é aberto para todas as faixas etárias e, para ter acesso, a população pode procurar diretamente o Canto da Harmonia, portando RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. O horário de acolhimento para novos usuários é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e nas sextas, das 13h às 17h. O usuário passa pelo acolhimento para escuta com terapeuta que irá indicar as terapias adequadas.

O CPICS Canto da Harmonia está localizado na Rua Ulisses Alves, s/n, Valentina Figueiredo. O número de telefone para contato é: 3218 5873.