Centro de Atendimento ao Turista leva danças folclóricas para a orla de João Pessoa

0
51

O Grupo Eita de Projeções Folclóricas leva o xaxado, o coco de roda e o boi de reis para o Largo da Gameleira, na orla da praia de Tambaú, neste domingo (15), das 16h às 17h. A atividade dá continuidade a programação cultural desenvolvida pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), numa parceria da Secretaria de Turismo (Setur) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A classificação é livre.

Bastante animado com o resultado positivo da parceria, o secretário adjunto da Setur, Graco Terceiro Neto Parente, disse que a atividade cultural visa transformar o CAT num ponto de concentração de turistas durante sua breve passagem pela cidade. “A apresentação do último domingo (8) foi muito boa”, considerou o secretário. O calendário de apresentações do mês de setembro se encerra no dia 29, com a apresentação do Coco Atalaia de Forte Velho.

Segundo Graco Parente, “ nossa proposta é desenvolver e potencializar o Centro de Atendimento ao Turista, de forma a transformá-lo num equipamento voltado não só para emitir as informações turísticas necessárias, mas que se torne uma referência pelo turista que visita João Pessoa”, lembrou o secretário.

Grupo Eita – De acordo com o histórico, O nome “Eita” vem de uma forte expressão popular, utilizada há bastante tempo para demonstrar espanto ou surpresa. Por exemplo: “Eita que tá danado de bom! Eita, que coisa boa!”. Por estar rotineiramente no vocabulário dos paraibanos e nordestinos de um modo geral, o dito popular foi escolhido para dar nome ao grupo.

O grupo foi criado no mês de julho de 2009, no bairro do Valentina, Zona Sul de João Pessoa. Foi idealizado pelo casal Lourival Júnior e Karoline Carvalho. Em 2018, com a ajuda da comunidade, foi fundada a Associação Cultural Eita Paraíba, o qual o grupo passa a ser umas das ramificações desta associação.

Programação do mês de setembro 2019

Polo: Cultural Popular – Centro de Atendimento ao Turista

Local – Largo da Gameleira – Praia de Tambaú

 

 

DATA

 

HORARIO

 

ATVIDADE/ATRAÇÃO

 

CLASSIFICAÇÃO

 

DESCRIÇÃO

 

01/09 16:30H  

AXÉ CAPOEIRA

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
08/09 19:30H CIRANDA DO MESTRE MANOEL BAIXINHO

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
15/09 19:30H  

GRUPO EITA DE PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
22/09 19:30H  

GRUPO REAPRENDENDO A VIVER

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
29/09 19:30H  

COCO DE RODA ATALAIA DE FORTE VELHO

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular