Caravana do Cuidar atende mais de mil pessoas nesta quarta e segue para o Centro no feriado

0
146

Nem mesmo a chuva registrada em João Pessoa durante a manhã desta quarta-feira (4) interferiu na presença dos moradores do Cidade Verde (Bairro das Indústrias) na Caravana do Cuidar. Pelo contrário: a participação no projeto itinerante foi tão grande, que resultou em 1.044 atendimentos prestados, durante cinco horas. Nesta quinta-feira (5), no 436º aniversário da cidade, a ação será realizada no Parque Solon de Lucena, no Centro, a partir das 8h.

A Caravana do Cuidar é promovida pela Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). O projeto tem percorrido a cidade, levando roda de serviços de assistência social, saúde, empregabilidade, direitos do consumidor e cultura. Com a ação desta quarta, a iniciativa já soma cinco edições executadas e milhares de pessoas atendidas.

Você já imaginou acertar 14 pontos com apenas 14 JOGOS na Lotofácil ?

Uma plataforma completa com inteligência artificial Que te GARANTE 14 e até 15 Pontos com apenas 14 Bilhetes.
Hoje você poderá se tornar um apostador PROFISSIONAL!

COMPRAR AGORA

ESTA OFERTA PODE SAIR DO AR A QUALQUER MOMENTO, APROVEITE!

Para a professora Bruna Silva, a quarta-feira foi dia de atualizar o cartão de vacinação do sobrinho Kaleb, de 1 ano e 9 meses. “Em meio à pandemia, decidimos adiar a imunização dele, para evitar sair de casa, já que temos familiares em grupos de risco da Covid-19”, explicou. Ao saber da realização da Caravana do Cuidar no Cidade Verde, a tia – que mora no bairro há 28 anos – não perdeu tempo e levou o bebê para tomar quatro vacinas: tríplice viral, VOP, varicela e DTP. “Fomos atendidos rapidamente. Agora estou feliz e aliviada”, disse.

A comodidade da oferta de serviços perto de casa também motivou Dioclécio Cabral a se dirigir ao projeto itinerante. Ele precisava fazer o cadastro no CadÚnico, pois quer receber um apartamento por um programa social. “Assim que eu soube que teria essa oportunidade na Caravana do Cuidar, me programei. E aqui consegui resolver tudo”, contou.

Balanço – Ao todo, a passagem do projeto pelo Cidade Verde resultou em 103 atualizações de cadastro no Bolsa Família; 55 novos cadastros no CadÚnico; 20 inscrições no Acessuas Trabalho; 18 encaminhamentos para adesão ao programa Criança Feliz; 205 testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); 23 procedimentos odontológicos; 128 aferições de pressão arterial; 86 testes de Covid-19 e outros 118 testes de glicemia; aplicação de 65 vacinas; 43 orientações nutricionais; 135 atendimentos de auriculoterapia; 30 inscrições no Sine-JP; e 15 atendimentos no Procon-JP.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, os números reforçam o quanto a Caravana tem sido necessária. “Por onde passamos, estamos constatando que a população tem muitas demandas, mas que nem sempre consegue buscar solução para elas, por diversos fatores. Estamos aqui justamente fortalecendo a cidadania, facilitando o acesso a serviços que nem sempre estão próximos, sobretudo, de quem reside em áreas mais periféricas”, destacou.

Parceiros – Para promover a Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); do Procon-JP; e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Nesta quinta-feira (05), aniversário da Capital, as equipes de todas essas pastas estarão juntas, novamente, no Parque Solon de Lucena, no Centro, a partir das 8h. Já na sexta, o projeto itinerante vai aportar no bairro Alto do Mateus. A estrutura será montada na Praça das Mangueiras. Para ter acesso aos serviços, basta se dirigir aos locais indicados portando todos os documentos pessoais – tanto originais quanto cópias.