Categories: DestaquePolítica

Candidato a prefeitura de Mulungu/PB tem registro cassado por forjar casamento

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou, nesta sexta-feira (04), o registro de candidatura de Pollyan Rebouças (MDB) para a Prefeitura de Mulungu, no Brejo da Paraíba.

A decisão foi tomada após a Corte avaliar que o empresário tentou burlar as regras eleitorais ao forjar um casamento para escapar da inelegibilidade. Segundo a denúncia, Pollyan mantém uma união estável com Dayane Nascimento, filha do ex-prefeito Melquíades Nascimento, cassado em agosto, o que inviabiliza sua participação nas eleições.

A forma supostamente encontrada pelo candidato para ‘driblar’ a lei teria sido simular um casamento com uma outra mulher.

Na primeira instância, o juiz Glauco Coutinho Marques, da 75ª Zona Eleitoral, havia autorizado a candidatura de Pollyan. Entretanto, o TRE-PB reformou essa decisão, acolhendo o parecer do procurador-regional eleitoral, Renan Paes Félix, que classificou a tentativa de regularizar a candidatura como um “teatro do absurdo”.

De acordo com Félix, há provas suficientes que comprovam a relação entre Pollyan e Dayane, evidenciando uma tentativa de enganar a Justiça Eleitoral. O procurador também indicou que vai acionar a Promotoria para investigar possíveis crimes de falsidade ideológica.

“O que temos aqui é uma tentativa clara de ludibriar a Justiça, com provas fartas sobre a continuidade do relacionamento entre Pollyan e Dayane”, afirmou Félix, destacando a gravidade do caso.

O relator do processo, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, seguiu o entendimento do procurador, reconhecendo a inelegibilidade de Pollyan com base no artigo 14, § 7º da Constituição Federal, que proíbe a candidatura de cônjuges e parentes de chefes do Executivo reeleitos. “Verificado no caso concreto que o recorrido, durante o segundo mandato do prefeito de Mulungu, manteve união estável com a filha do gestor, deve ser reconhecida a inelegibilidade reflexa”, concluiu Teixeira.

Os demais membros da Corte acompanharam o voto do relator, resultando no indeferimento da candidatura de Pollyan Rebouças, que agora fica impedido de disputar a eleição contra sua adversária, Daniela Ribeiro (Republicanos).

Francisco

Recent Posts

Pagamentos de fianças podem ser realizado via Pix na Paraíba

O pagamento de fianças arbitradas nas delegacias da Polícia Civil na Paraíba já pode ser…

51 minutos ago

Tropas do Exército saem de CG para reforçar segurança nas eleições em outras cidades paraibanas

Neste sábado (5), diversos veículos do Exército foram vistos saindo de Campina Grande com destino…

2 horas ago

Polícia encontra carro roubado da equipe de segurança de Lula

A Polícia Civil encontrou na madrugada deste sábado (5) o carro que foi roubado de…

3 horas ago

Eleições: Júnior do Caracol lidera com 57,3% das intenções de voto em São Sebastião de Lagoa de Roça/PB

O Instituto F4 Consultoria e Estatista divulgou, nesta quinta-feira (3), uma pesquisa sobre o cenário…

4 horas ago

Homem é preso com 6kg de droga no bairro Cruz das Armas em JP

Um homem foi preso com cerca de seis quilos de drogas no fim da noite…

5 horas ago

Paraíba tem apenas 1 trecho de praia impróprio para banho neste fim de semana

Foto: Pollyana Sorrentino / RTC O novo relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração…

6 horas ago