Campina Grande/PB já acumula mais de mil novos postos de trabalho em 2022

A oferta de vagas de trabalho com carteira assinada continua em alta em Campina Grande, mantendo um ritmo já de 12 meses. Segundo o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, Campina apresenta um dos melhores resultados no índice de geração de empregos entre as cidades de mesmo porte do interior do Nordeste.

Seguindo a dinâmica do ano passado, primeiro ano da gestão de Bruno Cunha Lima, o número de contratações por carteira assinada no acumulado dos meses de janeiro e fevereiro de 2022 apontou o surgimento de 1.005 novos postos de trabalho formais. Ou seja, oferta de vagas maior que o saldo de demissões.

O retrospecto positivo pode se tornar ainda mais evidente a partir dos próximos meses, com o retorno presencial d’O Maior São João do Mundo, após dois anos sendo realizado de forma virtual, o que irá possibilitar as contratações de profissionais por parte de empresas de setores distintos, mas que aproveitam o período de realização das festas juninas para aumentar seu faturamento a partir da contratação de mão de obra. Além disso, as inaugurações de dois novos atacarejos, previstas para os próximos meses, também deverão ampliar a oferta de vagas.

“Dificilmente a gente vê Campina Grande com deficit na geração de empregos e isso é só mais um diferencial dessa cidade que é reconhecida como uma das melhores cidades para empreender no Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE)  2022, estudo criado pela Endeavor e, isso fica comprovado a cada nova atualização do Caged”, comemorou o prefeito Bruno Cunha Lima.

Empregabilidade por gênero

O preenchimento das vagas ofertadas ao longo de 2022 tem sido predominante entre os trabalhadores que se identificam com o gênero feminino: 732. Já aquelas pessoas que se identificam como homens preencheram 273 vagas abertas nos dois primeiros meses do ano.

Destaque na região Nordeste

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, Campina Grande aparece como a terceira cidade entre as maiores do interior do Nordeste, que mais abre oportunidade de trabalho, atrás somente de Petrolina – PE (1.204) e Feira de Santana – BA (1.152), ambas com população maior.

Atualmente, Campina Grande tem mais de 100 mil profissionais atuando no mercado com suas respectivas carteiras de trabalho assinadas, sendo os setores de Serviços e Comércio os que mais empregam.

Fonte: Codecom/Prefeitura Municipal de Campina Grande

Foto: Divulgação