Campina Grande encerra Campanha de Multivacinação nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 30, termina em todo o país a Campanha Nacional de Imunização voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o encerramento da campanha com uma Busca Ativa no Distrito dos Mecânicos, onde foi identificado um grande número de crianças com vacinas atrasadas. Além dessa ação, a vacinação segue até esta terça-feira nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas, como também no Parque da Liberdade, das 9h às 12h.

Para participar da campanha, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação da criança. Não é necessário realizar nenhum tipo de agendamento, bastando se dirigir a um dos locais.

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, no mês de outubro, à Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes. O objetivo foi colocar em dia as carteiras de vacinação dos menores de 15 anos de idade, com as vacinas de rotina das suas faixas etárias. Foi identificada uma queda na procura pelas vacinas, além da vacina contra a covid-19, para o público infanto-juvenil. Por isso, foi necessária essa ação para cumprir o Calendário Nacional de Imunização.

A campanha é uma intensificação da vacinação de rotina, que já acontece de forma contínua e alcançou pessoas em pontos distintos de vacinação, como os Parques da Criança e da Liberdade, Centros de Saúde, Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e em algumas buscas ativas pelos bairros da cidade. Entre as vacinas ofertadas estão as que protegem contra o tétano, coqueluche, meningite, rotavírus, hepatites, entre outras.

Vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para os atrasados com até seis anos de idade

BCG – Dose única – Ao nascer (pode tomar até os quatro anos de idade)

Hepatite B – Dose única – Ao nascer (pode tomar até o primeiro mês de vida)

Pentavalente – 3 doses – 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Poliomielite inativada – 3 doses 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Poliomielite oral – 2 reforços 1º reforço: 15 meses 2º reforço: 4 anos (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Rotavírus – 2 doses 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses. (pode tomar a primeira dose até três meses e quinze dias e a segunda dose até sete meses)

Pneumocócica 10 – 2 doses e 1 reforço 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses Reforço: 12 meses. (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Meningocócica C – 2 doses e 1 reforço 1ª dose: 3 meses 2ª dose: 5 meses Reforço: 12 meses.

Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses 1ª dose e 2ª dose: 12 meses, com intervalo de 30 dias entre as doses. (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Tetra viral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela) – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)

DTP – 2 reforços 1º reforço: 15 meses 2º reforço: 4 anos. (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Hepatite A – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)

Varicela – 1 dose – 4 anos. (pode tomar até os quatro anos de idade)

Febre amarela – 1 dose e Reforço Dose: 9 meses Reforço: 4 anos. (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade e, entre cinco e seis anos, pode tomar apenas uma dose)

Vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para os atrasados até quatorze anos de idade:

Hepatite B – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacinal.

Febre amarela – Dose única (para aqueles que tomaram apenas uma dose ou nenhuma dose no período adequado)

Tríplice viral – Iniciar ou completar 2 doses, de acordo com histórico vacinal

Difteria e tétano – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacina.

Meningocócica ACWY – 1 dose – 11 e 12 anos

HPV quadrivalente – 2 doses com intervalo de seis meses. Meninas: de 09 a 14 anos Meninos: de 11 a 14 anos.

Varicela – 1 ou duas doses a depender do laboratório produtor

dTpa – 1 dose