Câmara ouve delegado da PF que pediu investigação contra Salles

0
55
Foto: Reprodução

Uma sessão conjunta de duas comissões da Câmara deve ouvir nesta segunda-feira (26), a partir das 16h, o delegado da Polícia Federal do Amazonas Alexandre Saraiva. Ele deve prestar esclarecimentos sobre a notícia-crime apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 

Saraiva será ouvido pelas integrantes das  comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Legislação Participativa.

No dia 14 de abril, o delegado enviou ao STF um pedido de investigações contra o ministro Ricardo Salles. No dia seguinte (15), a direção da Polícia Federal decidiu substituí-lo como Superintendente Regional do Amazonas. Sua demissão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20.

Salles, segundo Alexandre Saraiva, deveria ser investigado por sua reação à operação que resultou numa apreensão histórica de madeira ilegal de aproximadamente duzentos mil metros cúbicos. A notícia-crime apontar três possíveis delitos: dificultar a ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente, exercer advocacia administrativa e integrar organização criminosa.

O convite para o delegado prestar informações foi objeto de requerimento nas duas comissões. Na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, foi proposto pelos deputados Helder Salomão (PT-ES) e Paulo Teixeira (PT-SP) e subscrito pela deputada Vivi Reis (PSOL-PA). Na Comissão de Legislação Participativa, foi apresentado pelos parlamentares Joseildo Ramos (PT-BA) e Paulo Teixeira (PT-SP), com o apoio de João Daniel (PT-SE).

Com R7.com