Câmara de João Pessoa celebra 107 anos de serviços filantrópicos do Hospital São Vicente de Paula

0
73
Câmara de João Pessoa celebra 107 anos de serviços filantrópicos do Hospital São Vicente de Paula
Câmara de João Pessoa celebra 107 anos de serviços filantrópicos do Hospital São Vicente de Paula

Para celebrar os 107 anos de serviços filantrópicas prestados pelo Hospital São Vicente de Paula (HSVP), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta terça-feira (16), uma sessão especial, proposta pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD). Fundada em 1912, a instituição atende cerca de cinco mil pacientes por mês. Desse total, 95% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição é referência no serviço de hemodiálise no Estado, e a segunda maior no tratamento de câncer na Capital.

“É uma honra muito grande estarmos homenageando esse trabalho tão importante do Hospital São Vicente de Paula, que é referência no atendimento a milhares de pessoas humildes e carentes da nossa cidade e do nosso estado”, declarou Raíssa Lacerda.

Além de Raíssa, participaram da sessão o vereador Bruno Farias (PPS), que secretariou os trabalhos; o presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira, que administra o HSVP, Geraldo Guedes Pereira Filho; o superintendente do Hospital São Vicente de Paula, o médico George Guedes Pereira; as diretoras assistencial e técnica da unidade hospitalar, Carmén Lúcia e Sônia Delgado, respectivamente; e vários servidores.

“Os desafios são grandes. Nós temos a convicção de que este trabalho, executado de maneira honesta, abnegada e com paixão, terá o apoio de segmentos importantes da nossa sociedade, em especial da classe política”, ressaltou o médico George Guedes. Ele informou que o hospital oferece atendimento em várias áreas, como cirurgia vascular, oncologia clinica e cirúrgica (cabeça, pescoço, abdômen e tórax), urologia, ginecologia, mastologia e neurocirurgia.

George contou que 95% dos atendimentos são feitos pelo SUS, com recursos repassados pelo Ministério da Saúde à Prefeitura da Capital. Já Geraldo Pereira afirmou que o HSVP atende cinco mil pacientes por mês, oriundos de João Pessoa e outros municípios paraibanos, além de cidades circunvizinhas do Estado de Pernambuco. “Os pacientes, na sua grande maioria, são carentes. Somos referência, por exemplo, no atendimento da especialidade de nefrologia. Ainda realizamos 60% de todo o atendimento de hemodiálises de pacientes de todo o Estado”, revelou.

Segundo Geraldo, das 480 cirurgias realizadas por mês pelo hospital, 30% são na área de oncologia, outros 30% são vasculares (pacientes com diabetes), e o restante são procedimentos cirúrgicos neurológicos e eletivos. O Hospital São Vicente de Paula conta, ainda, com 144 leitos, 75 cadeiras para tratamento de hemodiálise, 20 leitos para quimioterapia e um quadro funcional de 500 servidores.

Paulo de Pádua

Deixe uma resposta