Caixa Tem pode liberar pagamento digital do Bolsa Família em breve

0
95
Caixa Tem pode liberar pagamento digital do Bolsa Família em breve
Caixa Tem pode liberar pagamento digital do Bolsa Família em breve

Na última quarta-feira, 26, a Caixa Econômica Federal informou que está desenvolvendo uma nova função para o aplicativo Caixa Tem. Trata-se do pagamento digital do Bolsa Família.

Inicialmente criado para o pagamento dos benefícios emergenciais durante a pandemia, o aplicativo em breve também poderá ser utilizado para receber o benefício do Bolsa Família. Até então, o pagamento é efetuado somente nos caixas das agências ou nos caixas eletrônicos.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a conta digital para pagamento do Bolsa Família será oferecida “com tranquilidade”, uma vez que o público do programa é mais sensível à questão das tecnologias.

A nova função será mais uma possibilidade aos beneficiários, uma vez que eles poderão optar pela forma de pagamento de sua preferência, seja digital ou pelos meios tradicionais. Sem a necessidade de comparecer a uma agência para sacar os recursos do programa, o tempo de espera deve ser reduzido, além de evitar aglomerações.

Caixa tem deve ganhar novos recursos

Lançado em abril, o aplicativo Caixa Tem foi desenvolvido para repassar os recursos dos benefícios emergenciais para auxiliar trabalhadores e a população mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19. O pagamento é feito de forma totalmente digital, evitando que os beneficiários precisem ir até uma agência para sacar o dinheiro.

São depositados na conta digital os recursos referentes ao auxílio emergencial de R$ 600 e ao saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de até R$ 1.045.

Pelo aplicativo, os usuários atualmente podem efetuar pagamentos de boletos, transferir dinheiro para outras contas de sua preferência e fazer compras utilizando o cartão de débito virtual ou QR Code gerados no próprio app.

Segundo Guimarães, o Caixa Tem é o banco digital para os clientes do banco que possuem menor renda, que representam 90% da base de clientes Caixa. Os serviços oferecidos pelo aplicativo continuarão mesmo após a pandemia, e o banco pretende ainda adicionar novos recursos, como cartões, seguros e microcrédito.

Plataforma digital deve reunir todos os programas do governo

Para facilitar o acesso aos programas sociais do Governo Federal, vem sendo estudada a gestão digital de pagamento do Renda Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família, além de outros benefícios.

A intenção dos ministérios da Cidadania e da Economia é reunir todos os programas do governo em uma única plataforma, a fim de tornar mais simples e rápido para a população assistida o acesso a esses recursos.

Leia também: Saiba quais suspensões vão afetar o Bolsa Família e Cadastro Único durante 6 meses