Caixa libera cadastro de chaves Pix via celular usando o CPF

0
60

Os clientes da Caixa Econômica Federal já podem fazer o cadastro do Pix via celular para facilitar suas transações financeiras. Isso porque o sistema permite gerar QR Codes ou usar a chave Pix para pagar, transferir ou receber dinheiro, dispensando a necessidade de digitar vários dados como agência, número da conta e CPF.

O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, e se popularizou rapidamente no país pela facilidade e rapidez nas transações. Com ele, o cliente pode realizar pagamentos ou transferir dinheiro em qualquer horário, inclusive aos finais de semana e feriados, e o valor cai na conta de destino em poucos segundos.

Chave Pix

A chave Pix é uma espécie de “apelido” para sua conta, ou seja, trata-se de uma única informação que a identifica. Desta forma, não é necessário informar todos os dados bancários para pagar ou transferir dinheiro, somente a chave Pix.

Existem quatro opções de chaves Pix: CPF/CNPJ, número de celular, e-mail ou chave aleatória (código constituído por números, letras e símbolos). Vale destacar que cada conta pode ter até cinco chaves Pix diferentes. É possível ainda ter chaves Pix em diversas instituições financeiras, desde que estas não sejam repetidas. Por exemplo, se o CPF é cadastrado como chave Pix em determinado banco, ele não pode ser utilizado na conta de outra instituição.

Como cadastrar chaves Pix na Caixa?

O titular de conta corrente, poupança ou poupança social digital da Caixa pode cadastrar suas chaves Pix pelo celular, nos aplicativos Caixa ou Caixa Tem. É possível fazer o cadastro também pelo Internet Banking ou nos terminais de autoatendimento nas agências do banco.

Desta forma, o cliente Caixa deve acessar o canal de sua preferência, localizar a opção do “Pix” e seguir as orientações seguintes para cadastrar suas chaves Pix. Depois de ativada, é só informar a chave sempre que for receber dinheiro. Lembrando que existem limites diários para transferências e pagamentos realizados via Pix pelos canais digitais da Caixa. Os valores variam de acordo com o canal e a faixa de horário.

Leia também: Caixa Tem pode oferecer microcrédito de até R$ 300 para beneficiários de programa social