Cagepa leva dia de palestras e jogos educativos para crianças da LBV

0
64

Um dia para aprender brincando sobre como prevenir a poluição. Foi assim, com muita ludicidade, que 150 crianças e adolescentes atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) receberam a equipe de Educação Ambiental da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), nessa quarta-feira (14), no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. A ação educativa foi realizada com o intuito de sensibilizar os pequenos na Semana Mundial de Combate à Poluição.

O projeto promoveu a interação das crianças com jogos, palestras, rodas de diálogo e vídeos, com o objetivo de alertar, informar e conscientizar sobre o meio ambiente. “É preciso despertar esse cuidado com a natureza e com o uso racional da água desde muito cedo, porque o conhecimento não fica apenas com eles. Naturalmente, a garotada se transforma em multiplicadores do conhecimento também com os pais, irmãos e demais coleguinhas”, explicou a assistente social da Cagepa, Maria José Galvão.

Animado com os novos hábitos que aprendeu, Gustavo dos Santos, de 8 anos, não titubeou ao ser questionado sobre como faria sua parte para preservar o meio ambiente. “A partir de agora, eu vou fazer de tudo para não desperdiçar água e para não jogar lixo no chão, nem na praia. Mas não adianta só eu ajudar a natureza, né? Tenho que lembrar meus pais e meus irmãos. Aprendi hoje que isso é dever de todo mundo”, comentou.

A gestora administrativa da LBV em João Pessoa, Ana Paiva, destacou a importância da parceria entre as duas instituições. “As atitudes começam com pequenos gestos. Então, quando a Cagepa vem ao encontro das crianças e ensina, didaticamente, a importância de economizar água e não poluir os nossos mananciais, a sementinha está sendo plantada nesses pequenos. Já ouvi uma de nossas crianças hoje comentando que, quando chegasse em casa, iria pedir à mãe para ela não usar mais a mangueira para regar as plantas. Ou seja, isso é fruto do trabalho que foi feito. Que bom que temos parceiros como a Cagepa, que executa isso de forma lúdica e torna o aprendizado uma coisa prazerosa”, pontuou.

A LBV – Há 63 anos em João Pessoa, a LBV está localizada à Rua das Trincheiras, 703 – Jaguaribe, e assiste diariamente centenas de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e adultos, oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade social e de pobreza. São disponibilizadas oficinas de música, arte e cultura, cidadania irrestrita, dança, ballet, artesanato e atividades esportivas, todos mantidos financeiramente com a generosidade da sociedade civil paraibana.