Bruno lança ferramenta online de combate a importunação sexual no transporte coletivo

Foto: Reprodução

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou, na terça-feira (15), no Teatro Municipal Severino Cabral, a ferramenta JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio), que visa coibir os casos de assédio e importunação sexual nos ônibus que fazem parte do sistema de transporte público coletivo de passageiros de Campina Grande. Ele esteve acompanhado da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que incentivou iniciativa e foi homenageada durante o evento de lançamento. A ferramenta, que foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e da Coordenadoria da Mulher, poderá ser acessada no aplicativo da STTP, o MobiCG, que disponibiliza diversos serviços relacionados ao transporte público e ao trabalho da autarquia.

O objetivo da iniciativa é garantir discrição para a vítima de importunação ou assédio, que queira denunciar o crime. Bruno explicou que a nova ferramenta é fundamental para as mulheres usuárias dos transportes coletivos se sentirem protegidas. Conforme relatou, a meta é garantir a integridade das passageiras do transporte público, reconhecendo, ainda, o esforço da equipe multidisciplinar da STTP e da Coordenadoria da Mulher, para viabilizar a concretização deste projeto.

Segundo o prefeito, que tem formação jurídica, a importunação sexual é considerada crime desde 2018, caracterizando-se por ser uma prática de um ato libidinoso de caráter sexual, na presença de alguém, sem sua autorização e com a intenção de satisfazer lascívia, prazer sexual próprio ou de outra pessoa. Este tipo de crime é manifestado por meio de cantadas invasivas, piadinhas vexatórias, puxar para dar um ‘beijo roubado’, não existindo, contudo, no caso da importunação, relação de hierarquia, a exemplo do que acontece nos casos de assédio sexual. Para o prefeito, este tipo de ação deve ser combatida pela sociedade, daí a importância do lançamento deste recurso de proteção e de denúncia, neste mês em que é comemorado do Dia Internacional da Mulher.

de Codecom