Bancos já oferecem empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS com nova margem consignável de 40%

0
96

O Governo Federal autorizou a ampliação da margem consignável de 35% para 40% para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e servidores públicos. Esse percentual corresponde ao limite de renda que o segurado pode comprometer com empréstimos nesta modalidade. A medida, publicada em 31 de março, é válida até o final deste ano.

Os principais bancos do país já estão preparados para oferecer empréstimos com a nova margem. Desta forma, os segurados da Previdência Social podem solicitar empréstimos no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander com a margem de 40% e até 120 dias para pagar a primeira parcela.

“O consignado tem uma taxa mais atrativa que as demais modalidades porque ele já tira o pagamento direto do salário desse aposentado e pensionista, mas ele precisa lembrar que vai ficar sem parte do salário por um determinado tempo”, ressalta a especialista em educação financeira, Cíntia Senna.

Desta forma, a especialista recomenda que o segurado do INSS ou servidor público pense bem se realmente vai precisar do empréstimo e qual será a finalidade desse dinheiro, uma vez que parte do benefício ou salário ficará comprometido, limitando o valor disponível para outras despesas. “Por exemplo, se uma pessoa que ganha R$ 1.000 comprometer 40% apenas com INSS, ela vai ficar com R$ 600 para viver”, explicou.

Condições do empréstimo consignado

As taxas de juros cobradas nesta modalidade estão entre as menores do mercado, e podem variar de um banco para outro, e ainda, de acordo com o perfil do cliente e seu relacionamento com a instituição.

A menor taxa de juros é a do Banco do Brasil, a partir de 0,85% ao mês. Em segundo lugar está o Santander, cuja taxa inicia em 0,9% ao mês, e logo depois vem o Itaú, com taxas a partir de 1,06% ao mês. Vale destacar que a taxa de juros que incide sobre a modalidade deve ser de, no máximo, 1,80% ao mês. Já o pagamento do empréstimo pode ser realizado em até 84 meses.

Como contratar?

A contratação do empréstimo consignado pode ser realizada nos canais digitais dos bancos, tais como sites e aplicativos, além de agências e caixas eletrônicos. Algumas instituições também oferecem a opção de contratar o crédito por telefone, mas é recomendável escolher outros canais para evitar possíveis golpes. O mais indicado é o caixa eletrônico, uma vez que ele disponibiliza um comprovante impresso informando as condições do empréstimo.

Leia também: INSS: Saiba como conseguir o adicional de 25% no valor da aposentadoria por invalidez