Área de seca na Paraíba tem crescimento de 38% em outubro, diz ANA

0
51
Área de seca na Paraíba tem crescimento de 38% em outubro, diz ANA — Foto: ANA/Divulgação

A condição de seca relativa na Paraíba apresentou um crescimento de 38% no mês de outubro, segundo os dados do Monitor de Secas, divulgados pela Agência Nacional das Águas (ANA) nesta segunda-feira (23).

Conforme a análise, as poucas chuvas registradas em outubro acompanharam a média histórica no estado. Por isso, os indicadores apontam não só para a permanência da seca já instalada, como no aumento da área de seca fraca no Oeste, e no avanço da seca moderada para o Leste. Os impactos da seca permanecem de curto e curto e longo prazo.

Ainda conforme o levantamento, dos 19 estados participantes, a Paraíba é um dos sete que tiveram piora na condição de seca relativa, ao lado de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio Grande do Sul, em comparação ao mês de setembro.

O Rio Grande do Norte, por exemplo, teve o maior aumento na área com seca, de 50%, passando a ter 83% do território sob influência do fenômeno. Nele, houve um pequeno avanço da seca moderada na fronteira com a Paraíba.

Com G1/PB