Apple lançou atualizações de segurança para modelos mais antigos

0
110

Foi durante o Outono do ano passado que a Apple disponibilizou uma actualização de segurança para os iPhones e Apple Watch mais antigos. Um documento surgiu recentemente e revelou uma rara alteração feita por parte da empresa em relação aos processadores A12 e S5.

De acordo com esse documento, a Apple actualizou o Secure Enclave nesses processadores para uma segunda geração do componente Storage durante o Outono de 2020. Para aqueles que não estão familiarizados, o Secure Enclave é um co-processador de segurança existente em praticamente todos os dispositivos da marca para fornecer uma camada extra de segurança aos mesmos.

Todos os dados armazenados nos iPhones, iPad, Mac e Apple Watch bem como em outros aparelhos encontram-se encriptados com chaves privadas aleatórias, as quais só são acedidas através do Secure Enclave. O Secure Enclave é também responsável por armazenar todas as chaves que são de certa forma sensíveis tais como palavras chave, Apple Pay e os dados do Touch ID e Face ID. Portanto o que a Apple se refere neste documento é efectivamente o componente Secure Storage, local onde se encontra os dados que são armazenados dentro do Secure Enclave.

Esta alteração foi revelada primeiro por Andrew Pantyukhin na rede social Twitter. O documento suporte citado aparenta ter sido actualizado durante o mês de Fevereiro, mas somente agora foi possível detetar essa mudança ocorrida o ano passado. A Apple afirma: “Note: A12, A13, S4, and S5 products first released in Fall 2020 have a 2nd-generation Secure Storage Component; while earlier products based on these SoCs have 1st-generation Secure Storage Component”.

Isto simplesmente significa que os equipamentos seguintes estão equipados com a segunda geração do Secure Enclave, mesmo que não possuam os mais novos processadores A14 e S6:

. HomePod mini – processador S5 e segunda geração do Secure Storage;

. Apple Watch SE – processador S5 e segunda geração do Secure Storage;

. iPad (8ª geração) – processador A12 e segunda geração do Secure Storage.

No entanto existe algo a reparar, e deve-se ao facto de que não é referenciado qualquer equipamento com o processador A13, bem como não existe com o processador S4 ambos lançados no Outono de 2020.

Assim sendo, o documento existente é de facto um pouco confuso, mas o que interessad é o que o HomePod mini, Apple Watch SE e iPad 8 independentemente de utilizarem processadores antigos ainda recebem a mais recente versão da tecnologia do Secure Enclave.

Fonte: 9to5Mac

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões