Apple, Google, Amazon e Facebook estão apostar nos jogos. O que já fizeram?

0
15
Apple, Google, Amazon e Facebook estão apostar nos jogos. O que já fizeram?
Apple, Google, Amazon e Facebook estão apostar nos jogos. O que já fizeram?

Com esta nova realidade com que o mundo foi confrontado, fez com que quase todos os gigantes da tecnologia tenham na sua mira os jogos. Até a Apple e o Google, que são conhecidos pelo seu hardware e sistemas operativos, respectivamente, têm feito grandes apostas no que toca a jogos.

A Microsoft, por exemplo, que foi uma das primeiras a entrar no mundo dos jogos com as suas consolas Xbox no  inicio de 2000, já veio anunciar que vai anunciar o encerramento do seu serviço de jogos de animação, Mixer.

Isto porque nos últimos tempos, a Google lançou o seu serviço de jogos em cloud Stavia, a Apple introduziu o serviço de assinatura Apple Arcade, e a Amazon lançou um jogo gratuito para PC chamado “Crucible”. Plataformas de jogos Livestreaming, como por exemplo, o Facebook Gaming também estão a tentar atrair a atenção do público.

A verdade é que 2019 foi um grande anos para a Apple lançar novos serviços, depois das vendas do iPhone terem entrado em declínio, devido aos utilizadores ficarem agarrados aos seus telefones antigos por mais tempo.

Daí que a Apple tenha decidido apostar num novo serviço, a Apple Arcade, é o novo serviço de subscrição de jogos. E apesar de o serviço já não receber muito barulho online, a Apple vai adicionando regularmente novos jogos. Neste momento, o Apple Arcade conta com mais de 120 jogos, todos eles jogáveis em iPhone, iPad, iPod touch, Mac e Apple TV.

A Google apostou na Google Stadia, o novo serviço de jogos na nuvem da Google, que foi lançado oficialmente em Novembro, tendo algumas semelhanças com o Netflix. Os utilizadores de Stadia podem transmitir e jogar jogos através de smartphones, navegadores web ou sem fios através de Chromecast.

O Stadia consegue dar uma experiência com a qualidade de uma consola mas sem o hardware volumoso que ocupa muito espaço, para além de que não precisa de esperar e instalar jogos. Mas o maior desafio da plataforma será a oferta de conteúdos que atraiam gamers. Neste momento o Stadia tem mais de 55 jogos, e vão sendo anunciados mais todas as semanas.

A Microsoft não quis ficar atrás e conseguiu ficar bem estabelecida no mundo dos jogos com a Xbox, estando mesmo a antecipar uma nova consola Xbox Series X para o final do ano. Só por curiosidade, o Xbox Game Pass tinha mais de 10 milhões de membros em Abril. Mas para além da Xbox, a Microsoft criou o Mixer, mas que está a fechar e está a redireccionar a sua página para o Facebook Gaming. Isto porque o Mixer nunca conseguiu crescer o suficiente para rivalizar com Twitch, Facebook e Youtube.

E por incrível que pareça, a Amazon também se juntou nesta corrida, e em Maio lançou o seu primeiro jogo de atirador Crucible gratuito para PC, mas acabou por ser um fiasco, talvez por não ter recebido muita promoção pela internet. Não podemos esquecer que a Amazon é a rookie aqui no mundo dos jogos, mas ainda tempo e espaço para crescer. Podemos dizer que a Amazon já conseguiu colocar o seu pé na industria dos jogos, oferecendo os seus serviços web a grandes criadores e atraindo milhões de pageviews sobre Twitch, o rei dos jogos animados.

E não podemos terminar sem falarmos do Facebook Gaming, que foi lançado em 2018 com o potencial de aumentar a audiência massiva da rede social. Conseguiu mais de 700 milhões dos seus 2,4 mil milhões de utilizadores activos. Mas isto tras consigo ressalvas, pois o Facebook conta que a pessoa que tenha assistido mesmo que tenha sido por um minuto, jogado um jogo ou até mesmo deixado um comentário ou reação dentro de um grupo de jogo.

fonte: CNN

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Deixe uma resposta