Após prisão de prefeito, vice toma posse na prefeitura de São Mamede/PB
Após a prisão do prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson (DEM), o vice-prefeito Francisco das Chagas Lopes de Souza Filho (DEM), conhecido como Chaguinha Filho, assumiu o cargo na tarde desta terça-feira (15). Umberto Jefferson foi alvo da operação “Festa no Terreiro 2” da Polícia Federal.
Em sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal de São Mamede, Francisco das Chagas afirmou que se sente triste por assumir o cargo de prefeito na atual circunstância. “Assumindo aqui o compromisso, que foi feito com os nossos eleitores nas eleições passadas. Venho de forma muito sincera dizer a todos vocês que nesse momento meu coração se mostra um pouco triste. Não era dessa forma que gostaria de assumir”, afirmou.
A prisão do gestor e dos demais investigados ocorreu no âmbito da “Operação Festa no Terreiro 2” que cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo 5 no município de Patos e 1 no município de São Mamede, além de 4 mandados de prisão preventiva. A ação tem como objetivo combater esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro no Sertão da Paraíba.
O gestor foi afastado do cargo por suspeitas de irregularidades em obras de construção civil. Durante as buscas, os investigadores chegaram a apreender até mesmo uma ‘oração do dinheiro’.
O advogado de Umberto Jeffersson, Alexandre Nunes, informou que vai pedir a revogação da prisão preventiva. Ele considerou desnecessária a medida e disse que o gestor está colaborando com as investigações.