Aplicativo espião monitora até a câmera do Android; Saiba mais

0
106

Um aplicativo de espionagem descoberto pela empresa de segurança Zimperium é capaz de monitorar a câmera e até acessar as mensagem de WhatsApp ou SMS de celulares Android. Considerado sofisticado, o app espião dá acesso a quase todos os dados e recursos do aparelho.

A ferramenta também pode acionar o microfone, transmitir dados de chamadas e captar documentos armazenados no celular. Segundo a empresa que faz a descoberta, o aplicativo não está disponível na Play Store, loja oficial do Google.

Para invadir o celular da vítima, o programa simula uma atualização do sistema operacional, que é instalada juntamente com outros aplicativos disponíveis em lojas não oficiais. Após a instalação, o ícone desaparece da lista principal, tornando mais difícil para o usuário detectar sua presença.

Os especialistas se espantaram com a amplitude de alcance do programa, que consegue expor banco de dados completo do dono do celular, inclusive mensagens apagadas. Além disso, também é possível monitorar dados de localização do GPS, ver documentos em arquivo PDF e Microsoft Office e até gravar chamadas, tirar fotos e gravar vídeos.

O jeito mais simples de evitar o aplicativo espião é evitar fazer downloads em lojas não oficiais, bem como não fazer “root” no celular, já que o processo abre mais brechas para programas como esse.

Leia mais: Inovação! WhatsApp permitirá transferir conversas entre iPhone e Android