Antecipação do 13º salario do INSS acontecerá todos os anos a partir de 2021

0
221
Antecipação do 13º salario do INSS acontecerá todos os anos a partir de 2021
Antecipação do 13º salario do INSS acontecerá todos os anos a partir de 2021

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que aposentados e pensionistas receberão o 13º salário antecipadamente a partir de 2021. Os repasses acontecerão em duas parcelas, sendo a primeira paga em agosto, junto com a aposentadoria, e a segunda em novembro, pela mesma sistemática.

Ainda não foram divulgadas as datas de pagamento para 2021. No entanto, estima-se que as liberações aconteçam entre os primeiros e últimos cinco dias úteis dos meses em questão. A notícia da antecipação foi divulgada por meio do Decreto nº 10.410, publicado no Diário Oficial da União.

Mudanças no pagamento do 13º do INSS

Conforme anunciado, o pagamento antecipado do 13º salário é voltado para os segurados da autarquia que recebem aposentadoria, pensão, auxílio reclusão, auxílio-acidente, salário maternidade, pensão por morte ou auxílio por incapacidade temporária.

O pagamento da primeira parcela, prevista para agosto, terá como valor 50% do benefício. No caso da segunda, a ser paga em novembro, a quantia terá como cálculo a diferença entre o valor total do benefício em comparação ao que foi pago na primeira parcela.

É importante destacar que, em 2020, o governo também adiantou os pagamentos do 13º dos segurados por causa da pandemia de coronavírus. Os repasses  foram realizados em duas parcelas, com depósitos dos valores entre os meses de abril e junho.

Leia ainda: Segurados do INSS poderão contratar consignado maior até o fim do ano