Anísio vive expectativa de continuar atuando na Assembleia Legislativa

0
63
Anísio vive expectativa de continuar atuando na Assembleia Legislativa
Anísio vive expectativa de continuar atuando na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Anísio Maia, do Partido dos Trabalhadores, que não foi reeleito, ficando na primeira suplência nas últimas eleições, vive a expectativa de continuar atuando na próxima legislatura da ALPB, mediante convocação de um titular pelo governador João Azevedo (PSB) para compor a sua equipe. Um dos cotados para vir a ocupar secretaria na administração estadual é Genival Matias. O PT, que fechou coligação com Azevedo, já estará contemplado no governo, a partir de fevereiro, com a investidura do deputado federal Luiz Couto em pasta de Desenvolvimento Agropecuário.Couto se candidatou ao Senado incentivado pelo ex-governador Ricardo Coutinho, suplantou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no páreo mas não conquistou uma das duas cadeiras em jogo. Os eleitos foram Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e Daniella Ribeiro (PP).

Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Frei Anastácio Ribeiro candidatou-se a deputado federal na vaga de Luiz Couto e foi eleito, devendo formar no bloco de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro na Câmara. O foco de Anastácio será a defesa dos interesses e reivindicações de trabalhadores rurais, com os quais se identifica, tendo ocupado a superintendência do Incra no Estado na gestão petista. Mas o parlamentar promete elastecera pauta de assuntos e reivindicações, incluindo temas de caráter geral e de interesse da Paraíba e do Nordeste, neste último caso defendendo a continuidade da transposição das águas do rio São Francisco.

O PT paraibano não pretende antecipar discussão sobre candidaturas às eleições para prefeito de João Pessoa na sucessão de Luciano Cartaxo (PV), mas nos bastidores já se especula que a legenda poderá ter candidato próprio ou se compor com o PSB, com este indicando cabeça de chapa e os petistas ficando com a vice. No agrupamento socialista, há uma torcida para que o ex-governador Ricardo Coutinho seja candidato a prefeito. Ele foi vitorioso em duas eleições na Capital e não descarta nem confirma a possibilidade de candidatar-se novamente, lembrando apenas que o PSB estará seguramente representado na disputa. No que diz respeito à convocação de outros suplentes de deputados para a equipe de João Azevedo, dá-se como certo que Arthur Cunha Lima Filho, com base eleitoral em Cabedelo, e que não teve êxito na disputa de 2018, ocupará uma diretoria da Cinep, aceitando convite formulado pelo governador João Azevedo.

O tema que interessa mais de perto aos deputados diz respeito à eleição da futura Mesa da Assembleia Legislativa. Apurou-se junto a interlocutores do governador João Azevedo que ele pretende iniciar depois do próximo dia 20 as articulações junto aos deputados estaduais que irão tomar posse no próximo dia primeiro, a fim de discutir a eleição da Mesa para o primeiro e segundo biênios. O presidente atual é o deputado Gervásio Maia Filho, que foi eleito deputado federal. Nas duas primeiras semanas, o governador João Azevedo tem procurado ficar focado nas questões administrativas e na conclusão da composição da equipe de auxiliares, com o trabalho voltado para a implementação das medidas anunciadas no primeiro dia de gestão.

Deixe uma resposta