AnimaCentro reúne grande público no Centro com atrações musicais e espetáculos infantis

0
70

O Centro da cidade se tornou referência como opção de lazer nos fins de semana para pessoenses e turistas. Graças ao projeto AnimaCentro, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que promove atrações em vários polos espalhados pelo Centro Histórico, a exemplo do Novo Parque da Bica, Parque da Lagoa, Praça da Independência e Casa da Pólvora.

Neste domingo (22), o palhaço Tell Pastel animou a criançada no Novo Parque da Bica, que nos fins de semana oferece brincadeiras, música, teatro e muita recreação ao custo de apenas R$ 2,00. Alessandra Barbosa, universitária, fez questão de ressaltar a qualidade da reforma do Parque da Bica feita pela prefeitura de João Pessoa. “A reforma ficou incrível. O espaço está bem cuidado, é agradável e, sobretudo, muito mais seguro. Aqui a gente fica despreocupada”, revelou.

Na Praça Pedra do Reino, no Parque da Lagoa, houve muita animação em mais uma edição do AnimaCentro. Quem se apresentou por lá foi a Companhia Los Iranzi, com o espetáculo ‘Brincando de ser brincante’. O espetáculo, que já circulou não só pelo Estado, mas também Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro e Argentina, traz números tradicionais de palhaçaria, resgatando o imaginário do circo, fazendo rir crianças e adultos.

Dona Feliciana Guedes, de 82 anos, disse que não perde um programa do AnimaCentro com o filho, os netos e a nora. “Se eles vão levar os meninos pra Lagoa, eu digo logo: eu vou também. É bom demais. A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho. Aqui é divertido, limpo e seguro”.

 Preservação do Meio Ambiente – A Praça da Independência recebeu o grupo teatral Florescer, com o espetáculo ‘Amigos do Meio Ambiente’.  O local já se tornou um espaço garantido para o incentivo à cultura teatral e de circo.

Com texto de Flávia Suzana, o espetáculo utiliza técnicas musicais, fantoches e muita alegria para apresentar uma proposta ambiental, em que os personagens narram situações em que pequenas atitudes junto à natureza fazem grande diferença. A peça aborda ainda assunto sobre reciclagem, estações do ano, água e mosquito da dengue numa ação educativa não só para o público infantil, mas também para os adultos.

“Não há como ficar melhor, meus filhos se divertem e aprendem sobre o Meio Ambiente. O prefeito está de parabéns”, disse Ana Luiza Mendonça, mãe de Sophia, de 6 anos.

 Casa da Pólvora – A programação do Pólvora Cultural, no Centro Cultural Casa da Pólvora, contou com show da Escola de Samba Unidos do Roger e a Pré-Parada LGBT+ de João Pessoa. Campeã do Carnaval Tradição 2019, na categoria Escola de Samba, a Unidos do Roger trouxe a bateria, intérpretes e passistas que comandaram o samba no palco. No repertório, os próprios sambas-enredo, música gravadas por Zeca Pagodinho, Alcione e composições das escolas do Rio de Janeiro.

“Isso é maravilhoso. O AnimaCentro deu vida ao centro”, resumiu a comerciante Maria Rufina, que há dois anos vende cachorro quente no ponto.

O domingo contou também com a Pré-Parada, uma prévia da XVIII Parada LGBT+, que terá como atrações os DJ Mermaid, DJ Aly, DJ Yorran, DJ Rick Mala, shows das Top Drags 2019, concurso cultural Drag da Parada LGBT+ de JPA 2019 e exposição fotográfica dos 18 anos da Parada LGBT+ da cidade.

 AnimaCentro – É um projeto que oferece programação gratuita e tem o objetivo de fortalecer as artes cênicas, de valorizar os artistas locais e os espaços históricos revitalizados da cidade. Aberto para o público de todas as idades, a programação conta com espetáculos de dança, teatro, música e exposições em dez polos.