Aneel aprova redução de 5,26% da tarifa de energia em Campina Grande/PB nesta terça-feira

Nesta terça-feira (12), foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma redução média de 5,26% da tarifa de energia dos consumidores da Energisa Borborema, na região de Campina Grande. A partir de amanhã (13), a redução começa a ser aplicada sobre as tarifas vigentes.

A Aneel informou que a redução será de 5,02%, em média, para os consumidores conectados em alta tensão (normalmente, empresas) e de 5,34%, em média, para aqueles que estiverem conectados em baixa tensão (pequenas empresas e os residenciais).

Em fevereiro, a agência chegou a aprovar uma alta média de 9,72% na tarifa da Energisa Borborema, para todos os tipos de consumidores. A alta passou a ser cobrada no dia 4 de fevereiro. A redução anunciada hoje poderá amenizar o impacto do reajuste anterior.

Um processo chamado “revisão tarifária extraordinária de 2022” foi efetuado na distribuidora nesta terça, e teve o objetivo de considerar a devolução de tributos pagos a mais pelos usuários de energia no passado.

O reajuste foi objeto de um projeto de lei sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e aprovado pelo Congresso Nacional em junho. O objetivo da medida era atenuar os reajustes da conta de luz em ano eleitoral.

Os reajustes aprovados pela Aneel estavam, em média, em 18% e chegaram a 24% em alguns casos.