Análise do aspirador Roomba 976: aspirador de topo a preço acessível

0
92

O Roomba 976 é um aspirador robótico fabricado pela iRobot. Trata-se de uma empresa que lidera o mercado da robótica para consumo doméstico, fundada em 1990 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA).

O aspirador de pó robótico Roomba 976 mantém a sua casa limpa, todos os dias. O robô Roomba concentra-se em fazer o trabalho de limpeza por si, para que se possa concentrar em outros assuntos que sejam importantes no dia a dia. Já sabemos que a sujeira pode fazer com que manter a sua casa impecável pareça uma tarefa sem fim. O aspirador Roomba 976 é o seu melhor aliado para as tarefas de limpeza diárias.

Este modelo da iRobot é compatível com o robô Braava Jet M6, dado que informa este último que já pode lavar o chão. Possui um sistema premium de limpeza de 3 fases e está equipado com escovas duplas de borracha para as mais diversas superfícies. A sua eficácia é surpreendente, tal como o seu desembaraço promovido por sensores de alta tecnologia.

Alimentado por uma série de sensores inteligentes e um poderoso sistema de limpeza, o aspirador de pó robótico Roomba 976 lida com a poeira, sujeira e pelos dos seus animais domésticos que se espalham pelo chão das divisões de sua casa eficazmente. Nada escapa a este robô, tornando a sua casa quase tão limpa quanto o chão de um ambiente clínico.

Conectado via Wi-Fi, com um tempo de carga de 3 horas numa bateria de iões de lítio, este aspirador usa 5 vezes mais corrente de ar com o seu motor de segunda geração para uma limpeza mais profunda. Ele navega perfeitamente por toda a sua habitação, rastreando a sua localização à medida que faz o trabalho e recarrega sozinho, após 75 minutos, até que todas as tarefa estejam concluídas. Podemos dizer que o Roomba sabe sempre onde esteve, onde está e para onde se deve dirigir em seguida.

Sensores óticos e acústicos para uma limpeza total

O aspirador Roomba 976 utiliza os mais desenvolvidos sensores óticos e acústicos para conseguir encontrar facilmente grandes concentrações de sujidade, pó e pelos de animais e, em seguida, utiliza por si só uma maior potência e passa mais tempo concentrado nesses locais. O robô consegue até limpar os locais mais difíceis: debaixo de sofás, cadeiras e outro mobiliário, e também limpa os contornos desses objetos maiores.

Os sensores óticos permitem que o Roomba 976 também não caia em escadas ou em outros desníveis, ele simplesmente navega sem dificuldade pelos mais incaracterísticos ambientes. A tecnologia de navegação vSLAM analisa mais de 230.400 pontos de dados por segundo para otimizar a navegação. O robô limpa o chão seguindo linhas paralelas, de forma a maximizar a eficiência da limpeza, e essa navegação de última geração permite-lhe igualmente não ficar preso em nenhum lugar, de forma a evitar que não perca nenhum tempo, nem bateria, nas tarefas que tem para concluir.

O Roomba 976 possui um sistema antiemaranhamento que evita que o robô fique enrolado entre as franjas de carpetes ou cabos. Além disso, está equipado com escovas de sucção AeroForce que têm como consequência uma aspiração de extrema qualidade e sem nós.

Indicador de depósito cheio

O Roomba possui um sensor para indicar quando o depósito estiver cheio, para que o possa esvaziar sem precisar de se preocupar muito com isso. Essa indicação também está disponível na aplicação iRobot HOME, a qual falaremos mais abaixo. Desta forma, todo o trabalho de limpeza corre de forma mais rápida e eficaz. O depósito tem uma capacidade de 0,4 litros.

Comandos de voz

O Roomba 976 permite integração com assistentes de voz, como o da Google ou o Amazon Alexa. Comandos vocais com o Google Home mini e com a ajuda do IFTT são excelentes para esse propósito.

A tecnologia de conexão Imprint Link permite também que o aspirador comunique com outros dispositivos de limpeza, como o robô esfregona Braava Jet m6. Dessa forma, o primeiro comunica ao segundo quando deve começar a esfregar os pavimentos enquanto você se dedica a outros afazeres.

Limpeza de todo o tipo de pavimentos

Este aspirador limpa todo o tipo de pavimentos: alcatifa, cerâmica, madeira ou laminados, em todas as divisões da casa. Também navega excelentemente sobre tapetes, independentemente dos seus tamanhos.

Qualquer que seja as características dos solos da sua habitação, o Roomba 976 consegue lidar com todos. Algo extremamente importante, pois como sabemos os pavimentos de quartos, salas, escritórios e corredores são quase sempre diferentes dos da cozinha e casas de banho.

Limpeza superior dos alergénios

Os alergénios provocam todo o tipo de reações alérgicas em determinadas pessoas. O aspirador Roomba tem sucesso na eliminação de 99% desse género de substâncias devido ao filtro de última geração AeroForce, que captura partículas tão minúsculas como aquelas que têm um tamanho de apenas 10 mícrones, constituintes da maior parte dos alergénios. Muitas dessas partículas encontram-se nos cantos da casa, mas o Roomba está equipado com uma escova lateral giratória que as elimina totalmente.

Aplicação iRobot HOME

A aplicação iRobot HOME, disponível para download em todos os dispositivos, incluindo smartphones, deixa à sua disposição a programação que ache necessária para limpar a sua moradia à hora que lhe seja mais conveniente. Através da app, pode personalizar a limpeza e acompanhar o estado das tarefas de remoção de sujidade a qualquer momento.

Os relatórios Clean Map, disponíveis na aplicação, indicam as áreas e divisões que o Roomba 976 já limpou, bem como detalhes das suas personalizações de limpeza e até mesmo quanto tempo demorou cada tarefa a ser concluída. A iRobot HOME também disponibiliza respostas para perguntas frequentes e, em caso de não encontrar a resposta que procura, pode através da aplicação contactar o serviço de apoio ao cliente.

Veredito: iRobot Roomba 976

O Roomba 976 merece uma avaliação bastante positiva. No geral, é bastante independente e cumpre muito bem o trabalho de limpeza de uma residência. Os sensores óticos e acústicos são de última tecnologia, o indicador de depósito cheio que podemos receber sob a forma de alerta no nosso smartphone e os comandos de voz fazem deste aspirador um autêntico empregado de limpeza competentíssimo.

O filtro de última geração AeroForce consegue limpar até aquilo que não conseguimos ver a olho nu, pelo que o resultado é para além de satisfatório.

A tecnologia de navegação vSLAM, que analisa mais de 230.400 pontos de dados por segundo, faz com que o Roomba 976 seja ainda mais estável do que os modelos anteriores, dado que dificilmente ocorrem acidentes que podem colocar em causa a estrutura do próprio robô.

A nossa avaliação deste produto da iRobot, tendo em conta o propósito para o qual existe, é positiva. O facto de ser compatível com o robô Braava Jet M6, e que consiga comunicar com o mesmo sem a nossa intervenção, é mais um facto que aumenta a sua excelência e eficácia pretendida.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões