Amanhã é o dia das novas regras do WhatsApp e a fuga de utilizadores é grande

0
192

O Facebook, de propriedade do gigante de mensagens instantâneas WhatsApp, que tem estado em polémicas nos últimos tempos, devido à nova política de privacidade que fica obrigatória já amanhã, sábado dia 15 de maio.

A gigante da mídia social quer que os usuários aceitem a política atualizada, que afirma explicitamente que o WhatsApp pode compartilhando informações do usuário com a sua empresa controladora, o Facebook. Como resultado, muitos usuários do WhatsApp começaram a fugir para outras alternativas mais voltadas para a privacidade, como Telegram e Signal.

De acordo com dados coletados pela Sensor Tower, as instalações globais do WhatsApp caíram 43% nos primeiros quatro meses de 2021. No entanto, ele ainda conseguiu ficar à frente de seus concorrentes ao atingir um total de 172,3 milhões de downloads. Em ciclo contrário, O Telegram e o Signal verificam aumentos de novos utilizadores e instalações na ordem dos 100% e 1200%, respetivamente.

Você que ama tudo sobre celular e sempre quis saber como consertar o seu próprio aparelho, vai descobrir agora,e sem sair de casa! Ficou interessado? Então clique no link abaixo e saiba mais.

Durante o mesmo período, as instalações globais do Telegram aumentaram 98% para mais de 161 milhões, enquanto as novas instalações da Signal aumentaram 1.192% para 64,6 milhões!

Observe aqui que, embora o Telegram e o Signal tenham testemunhado um aumento na adoção em janeiro, a velocidade dos downloads diminuiu desde então, claramente fruto do início da polémica, onde houve uma grande fuga de utilizadores da aplicação WhatsApp para as concorrentes.

Os downloads do Telegram aumentaram de apenas 16,6 milhões em janeiro de 2020 para 63,5 milhões em janeiro de 2021, mostrando um crescimento surpreendente de 282,5%. No entanto, depois disso, o aplicativo testemunhou um declínio mês a mês em suas instalações globais. Na verdade, em abril de 2021, as instalações globais mensais do Telegram caíram para 26,2 milhões, em comparação com quase 27 milhões no mesmo período do ano anterior.

Após o aumento nas instalações em janeiro de 2021, as instalações do Telegram e do Signal estão se normalizando, significando que ambos os aplicativos viram um afluxo de interesse apenas devido ao movimento inesperado do WhatsApp de lançar a política de privacidade atualizada.

Dito isso, embora o aumento tenha diminuído, a Signal ainda está testemunhando um alto número de instalações. De acordo com dados da Sensor Tower, as instalações globais do aplicativo Signal aumentaram 5.001%, de apenas 992.000 em janeiro de 2020 para 50,6 milhões em janeiro de 2021. Surpreendentemente, as instalações do Signal caíram 86% po mês, para pouco mais de 7 milhões no seguinte mês.

Embora a instalação do Signal tenha diminuído a cada mês desde o pico de janeiro, ele verifica um crescimento anual consistente a cada mês. Em abril de 2021, viu 2,8 milhões de downloads globais, mais que o dobro dos 1,3 milhão de downloads registrados em abril de 2020.

Quanto ao WhatsApp, antes de receber reação por sua política de privacidade atualizada, o aplicativo viu as suas novas instalações diminuindo com o início da pandemia COVID-19. De acordo com os dados do Sensor Tower, as primeiras instalações do WhatsApp caíram 28% por mês em abril de 2020, para chegar a 55,2 milhões.

Resta saber qual a percentagem de usuários que abandonarão o WhatsApp assim que o prazo para aderir à política de privacidade terminar em 15 de maio, embora a empresa tenha mencionado que dará aos usuários um período de carência em que eles poderão manter a funcionalidade limitada.

E quando se trata de consumidores que já decidiram fugir do WhatsApp, o Signal e o Telegram são as duas únicas alternativas que podem ajudar a substituir um pouco o WhatsApp e seus recursos.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões