Alunos da rede municipal de João Pessoa conquistam os três primeiros lugares em concurso cultural

0
129
1º lugar

Alunos da educação básica da Rede Pública Municipal de João Pessoa foram premiados no projeto educacional e cultural ‘Maré Postal’, realizado pela Organização Não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais. O tema central desse ano foi “Educação como prática da liberdade”, uma referência a obra de Paulo Freire. Os trabalhos foram feitos em forma de postais e o projeto foi aberto para todo o Estado.

Os alunos da rede municipal de João Pessoa ganharam os três primeiros lugares. O primeiro lugar foi conquistado pelo aluno da Escola Municipal Arnaldo Moreira, Gabriel Henrique Farias da Silva. Em segundo, foi a estudante Ana Alice Vieira Passos, da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, e em terceiro o aluno da escola Municipal Ana Nery, Maxsuel da Silva Araújo.

Você já imaginou acertar 14 pontos com apenas 14 JOGOS na Lotofácil ?

Uma plataforma completa com inteligência artificial Que te GARANTE 14 e até 15 Pontos com apenas 14 Bilhetes.
Hoje você poderá se tornar um apostador PROFISSIONAL!

COMPRAR AGORA

ESTA OFERTA PODE SAIR DO AR A QUALQUER MOMENTO, APROVEITE!

Em seu trabalho que conquistou o primeiro lugar, Gabriel Henrique mostrou no desenho as crianças tendo acesso à educação, à arte e que a educação transpassa os muros físicos da escola.

2º lugar

A professora Maria Mô foi a orientadora dos alunos que conquistaram o primeiro e terceiro lugar no ‘Maré Postal’. “Pensei em não participar inicialmente, pois na minha cabeça ficava a dúvida de como abordar o conteúdo de maneira a se fazer entender. Quando saiu o resultado, fiquei surpresa. E, ao mesmo tempo, muito feliz por saber que todo trabalho valeu a pena”, afirmou a professora.

Momento de comemoração também para a professora de Ana Alice, Karla J. R. de Mendonça. “É uma boniteza estar com Ana Alice nessa criação artística vivida no diálogo entre nossas casas, como também espaços educacionais nesse contexto pandêmico. Independente da posição classificatória, o que as crianças nos comunicam é que pensam criativamente o mundo e estão de muitas formas envolvidas com o nosso trabalho educativo de transformá-lo, mesmo que de pouquinho”, disse com alegria a Karla Mendonça.

3º lugar

O desenvolvimento do projeto irá premiar os três primeiros com kits educacionais compostos por livros, lápis e canetas que irão incentivar esses alunos a continuarem escrevendo, lendo, pintando, desenhando e fazendo poemas.

“O grande objetivo com esse projeto é levar temas educacionais de interesse da realidade brasileira, nordestina e paraibana. Queremos incentivar os estudantes a refletirem por meio da arte postal sobre a realidade em que vivem. O ‘Maré Postal’ visa difundir entre os estudantes da educação básica o gosto pela leitura e pela arte”, explicou o presidente da ONG Maré, o Prof. Fernando Abath Cananéa.

O projeto teve início junto com o ano letivo e os alunos contaram com o apoio dos professores que acompanharam todo o processo, orientando, dando apoio pedagógico sobre o tema, tirando as dúvidas e refletindo com esses estudantes sobre o tema sugerido, além de ser um trabalho interdisciplinar envolvendo várias disciplinas e professores.