Alimentos distribuídos pela Prefeitura de João Pessoa garantem nutrição e ajudam no orçamento das famílias

0
108

A fome não espera e diante da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa reforçou a política de segurança alimentar do município com o incremento no número de refeições distribuídas nas seis Cozinhas Comunitárias geridas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Uma das beneficiadas é Argentina Costa, frequentadora da cozinha do Bairro dos Novais há três anos. O almoço é distribuído gratuitamente de segunda a sexta e ajuda na complementação da alimentação dela, de uma neta e de um filho com deficiência visual. “A comida é ótima, não tenho do que reclamar e ajuda muito no financeiro da casa, pra gente que não tem tantas condições” complementa.

Os equipamentos estão seguindo as orientações definidas no plano com medidas sociais para reduzir o impacto das restrições de mobilidade para conter a Covid-19. Além do aumento no número de refeições distribuídas, elas voltaram a ser entregues em quentinhas para que não haja aglomeração no momento do consumo, possibilitando aos usuários realizarem suas refeições onde preferirem.

A coordenadora da Cozinha dos Novais, Fabiana Ferreira, sabe bem a importância do equipamento que atende também as famílias de Cruz das Armas, Funcionários e Jardim Planalto. Ela foi usuária do serviço durante um ano, enquanto ela e o marido estavam desempregados e hoje Fabiana conta que tem a oportunidade de trabalhar para que as pessoas se sintam acolhidas e amparadas. “Ficamos desempregados e a Cozinha foi o que por muitas vezes salvou nossa família da fome. Conheço os dois lados da história e queremos oferecer o melhor às famílias em situação de vulnerabilidade porque somos uma gestão que cuida das pessoas e queremos seguir assim”, completou.

Cada cozinha conta com profissionais preparados e comprometidos em entregar um serviço de qualidade, com equipes compostas por cozinheiras e nutricionistas que trabalham para que o cardápio seja variado e balanceado, como explica a nutricionista Andressa Antunes. “Com o decreto municipal aumentamos nossa produção e estamos conseguindo atender mais famílias. Fazemos tudo supervisionado, seguindo todos os protocolos de saúde e vigilância sanitária desde a triagem, passando pela preparação, até o momento da distribuição. São cardápios variados, pensados e planejados por toda a equipe para atender as necessidades nutricionais dos nossos usuários”, reforçou.

Além do Bairro dos Novais, a Prefeitura de João Pessoa tem Cozinhas Comunitárias nos bairros Gervásio Maia, Bela Vista, Timbó, Taipa e Jardim Veneza, que retomou suas atividades em fevereiro deste ano. As famílias em situação de vulnerabilidade social podem ter acesso ao serviço por meio do Programa Saúde da Família (PSF), Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e por demanda espontânea, realizando o cadastramento junto às assistentes sociais de cada cozinha.