Alexandre de Moraes é o novo relator do inquérito sobre acusações de Moro contra Bolsonaro

0
148

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é o novo relator do inquérito que apura as acusações do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, de suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A escolha foi feita por sorteio pelo sistema eletrônico do STF, depois que o presidente do Supremo, Luiz Fux, determinou nesta terça-feira (20), a redistribuição do caso entre os 10 ministros da Corte.

A decisão de Fux atendeu a um pedido de Moro feito no último dia 13. Os advogados do ex-juiz argumentaram que a redistribuição era necessária porque o inquérito é um procedimento urgente.

A investigação tinha como relator o ministro Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13. Kassio Marques – sucessor do ministro, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro – ainda não tomou posse.

Agora, o caso aguarda uma decisão do plenário da Corte sobre o formato do depoimento do presidente Jair Bolsonaro à PF. Então relator do caso, o ministro Celso de Mello votou pelo formato presencial e foi o último voto dele antes da aposentadoria. A Advocacia-Geral da União (AGU) quer o depoimento por escrito.

A apuração das acusações de Moro foi aberta no dia 27 de abril deste ano, a partir de declarações do então ministro da Justiça ao deixar o cargo no Governo Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE