Adicione esta especiaria em suas refeições para melhorar sua memória

Se você gosta da cúrcuma temos uma ótima notícia: agora a ciência está ao seu lado no que diz respeito a esta especiaria.

Segundo um estudo publicado em março de 2017, consumir cúrcuma melhora a memória em um período de tempo muito curto.

Origem da cúrcuma

A cúrcuma é originária da Índia e é uma planta que tem uma raiz muito parecida com a do gengibre. É usada como condimento de maneira comum na Ásia.

Em estudos recentes foi comprovado que ela tem diversas propriedades, tais como fortalecer o sistema imunológico. Além disso, é anticancerígena e antioxidante.

Outro estudo a respeito era controlado por um placebo que se encarregava de estudar os efeitos da curcumina, um dos compostos que a cúrcuma contém, em adultos mentalmente saudáveis entre 70 e 85 anos.

O objetivo não era outro além de ver se o consumo da especiaria teria incidência na memória a curto ou a longo prazo.

Veja também: Alimentos para potencializar a memória

Cúrcuma versus placebo

Uma hora depois de ter consumido a especiaria em questão, os participantes deste último estudo melhoraram seu rendimento nas tarefas que exigiam realizar um exercício de memória.

Transcorridas um total de quatro semanas, as pessoas que consumiram cúrcuma notaram que seus níveis de energia tinham aumentado, algo que também repercutiu em seu humor, que melhorou muito.

E o que aconteceu com as pessoas que tomaram o placebo? Bom, elas não registraram nenhum tipo de mudança e nem perceberam uma melhora da memória em nenhum momento.

Porém, os benefícios da cúrcuma não acabam aqui. Ela também é uma especiaria ideal para os pacientes com mal de Alzheimer. Estes pacientes apresentam uma série de sintomas comuns, tais como irritação, agitação, ansiedade e apatia.

Porém, segundo os dados encontrados por outro estudo, parece que consumir cúrcuma pode ser uma das soluções para os seus problemas.

Neste caso, os participantes tomaram 100 mg por dia de curcumina durante 12 semanas.

Passado o tempo indicado, experimentaram uma notável melhoria com respeito a seus sintomas e não tiveram nenhum tipo de reação adversa.

Porém, se você está tomando algum tipo de medicação, o melhor é consultar um médico antes de consumir a curcumina, porque pode interagir com algum medicamento que você esteja tomando e o remédio se tornar pior do que a doença.

Recomendamos também o artigo: Pensamentos ruminantes geradores de ansiedade

Recomendações para incluir esta especiaria em sua dieta

Cúrcuma, uma especiaria para melhorar a memória

Se depois de ler isso você estiver decidido a adicionar cúrcuma a seus pratos, o melhor será considerar estas recomendações que lhe permitirão incluí-la em suas receitas da melhor forma.

  • Você deve ter em conta que, para fazer qualquer prato ou ensopado em uma panela, a quantidade correta de cúrcuma é uma colherzinha (5 g).
  • Trata-se de uma especiaria que combina muito bem com outras como a pimenta ou o cominho. Você pode utilizá-la para diferentes pratos como o arroz, as massas, as sopas, os molhos, os legumes, as saladas ou as verduras fervidas.
  • A cúrcuma também é usada em pratos com ingredientes com ovo e peixe. Pode ser a substituta ideal do açafrão, já que a cúrcuma é mais barata, ainda que como um sabor diferente e talvez um pouco mais marcado e forte.

Precisamente por isso é importante consumir a cúrcuma em quantidades moderadas, porque seu sabor é muito forte e nem todo mundo gosta.

Apesar de seus benefícios, não é recomendável o consumo de cúrcuma para mulheres grávidas e para pessoas com problemas graves na vesícula biliar.

Em contrapartida, é uma especiaria recomendável para pessoas que têm problemas de pele.

Nesse caso pode ser usada em pó, já que é muito boa para tratar diferentes problemas como fungos, pé de atleta e psoríase.

Também é muito eficaz para proteger o organismo dos radicais livres, já que se encarrega de extrair do corpo tudo que é negativo e nos adoece.

Esta publicação Adicione esta especiaria em suas refeições para melhorar sua memória aparece primero em Melhor Com Saúde.