Ação com serviços de saúde para caminhoneiros acontece neste fim de semana em João Pessoa/PB

0
38
Foto: Divulgação

Uma ação itinerante com serviços gratuitos de saúde ficará disponível para caminhoneiros que transitem por João Pessoa entre o sábado (17) e o domingo (18). A “gincana do caminhoneiro” acontecerá no Posto Pichilau, localizado na BR-101, das 8h às 18h.

A finalidade da ação é oferecer atendimentos com foco na prevenção e detecção de doenças silenciosas que podem atingir os profissionais, como checagem do nível de glicose no sangue, aferição da pressão arterial e orientações sobre obesidade e vacinação contra doenças, de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município.

A ação vai contar com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), e da Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura (ANTT).

Os caminhoneiros serão recebidos em João Pessoa com todos os protocolos de prevenção necessários devido à pandemia de Covid-19, como o uso constante de máscaras, higienização das mãos e distanciamento físico.

Após passar pelo circuito de cuidados pessoais, o caminhoneiro será convidado a ir para a pista também montada no Posto Pichilau, onde são demonstradas maneiras de desinfecção da cabine do caminhão a cada vez que entrar e sair dela, higienizando pontos sujeitos do caminhão mais expostos à contaminação por vírus e bactérias.

Após conferir a prática da orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar a habilidade, percorrendo um trajeto demarcado por cones, concluindo o percurso no menor tempo possível, sem derrubar nenhum deles.

Com G1/PB