Prefeito de João Pessoa intensifica fiscalização contra descarte irregular de esgoto em praias paradisíacas

Prefeito de João Pessoa intensifica fiscalização contra descarte irregular de esgoto em praias paradisíacas

Prefeito de João Pessoa promete fiscalizar a Cagepa para estancar despejo de esgoto nas praias da capital paraibana

O prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, declarou nesta quarta-feira (15) que intensificará a fiscalização sobre a Companhia de Saneamento da Paraíba (Cagepa) com o objetivo de reduzir o despejo de esgoto nas praias da cidade. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Bom Dia Paraíba. O assunto ganhou destaque na semana passada após determinação judicial para que órgãos públicos apresentem um plano de ação contra o problema.

Leo Bezerra manifestou determinação em resolver a questão, independentemente das responsabilidades de cada órgão. “Eu vou cobrar da Cagepa, sim. Já encaminhei ofícios, já entrei em contato por aplicativo de mensagens. E eu vou fazer o meu papel de fiscalização, sim. Doa a quem doer, porque nós temos que resolver esse problema”, afirmou o prefeito.

Ele ressaltou o impacto negativo da poluição para a cidade e seus habitantes. “Não dá mais. João Pessoa cansou, nós cansamos, os cidadãos cansaram, o turismo cansou. Eu não vou admitir mais que essa praia belíssima que nós temos esteja poluída”, disse Leo Bezerra.

A Justiça determinou que o Município, a Cagepa e a Sudema apresentem, em até 30 dias, um plano de ação conjunto para interromper o lançamento de esgoto nas praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. Outras medidas impostas incluem o monitoramento da água em galerias pluviais, a inclusão da análise da qualidade da areia, a reinstalação de placas de balneabilidade em 15 dias e a proibição de novas ligações e grandes empreendimentos em áreas sem capacidade comprovada de tratamento.

Anteriormente, a Cagepa argumentou que não há subdimensionamento em seu sistema e atribuiu problemas a ligações clandestinas. Em contrapartida, o Município e a Sudema afirmaram realizar fiscalizações frequentes na rede de esgoto.

Francisco Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *