Vídeo antigo de Flávio Bolsonaro sobre fome viraliza e gera polêmica

Vídeo antigo de Flávio Bolsonaro sobre fome viraliza e gera polêmica

Vídeo antigo sobre fome vira polêmica após publicação de Flávio Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou suas redes sociais para criticar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um vídeo que mostra pessoas recolhendo alimentos descartados no lixo. No entanto, as imagens foram registradas em 2021, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, pai do senador.

O que aconteceu com o vídeo?

O vídeo divulgado por Flávio Bolsonaro exibe pessoas procurando restos de comida em um caminhão de lixo na cidade de Fortaleza (CE). Ao publicar o material, o senador associou o cenário à situação econômica atual, afirmando que o endividamento das famílias impede o acesso a itens básicos e que cerca de 20% dos brasileiros não conseguem pagar contas de água e luz.

Qual a origem das imagens?

  • As imagens foram feitas em 2021, em Fortaleza (CE).
  • Mostram pessoas buscando alimentos em um caminhão de lixo.
  • O vídeo viralizou na época em que foi gravado.

O que dizem as autoridades?

A publicação gerou reação imediata do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol). Em resposta nas redes sociais, Boulos contestou a associação feita por Flávio Bolsonaro, reforçando que o material é de 2021 e não reflete o cenário atual do governo Lula.

Quem foi afetado pela polêmica?

A divulgação do vídeo, com dados descontextualizados, gerou debate público sobre o uso de imagens de vulnerabilidade social para fins políticos e a veracidade das informações compartilhadas nas redes sociais.

A polêmica destaca a importância de verificar a origem e a data de vídeos e informações antes de compartilhá-los, especialmente quando utilizados para fazer críticas a governos ou situações sociais.

Francisco Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *