5J6A9021 scaled 1
Em entrevista, o parlamentar disse que o modelo a ser aprovado não pode trazer ainda mais carga tributária ao consumidor. Foto: Sidney Lins Jr.

O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) revelou preocupação com a tramitação do texto da Reforma Tributária. De acordo com o parlamentar, o modelo a ser aprovado não pode trazer ainda mais carga tributária ao consumidor. Efraim Filho é o relator do grupo de trabalho da reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. 

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (11), o parlamentar disse que “temos que ter muito cuidado e estaremos vigilantes para que essa mudança de modelo não venha acompanhada de aumento de carga tributária. Sabemos que o empreendedor já paga impostos demais”, pontuou. 

Efraim Filho afirmou ainda que uma das prioridades é estabelecer o teto da carga tributária do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). Segundo o ministério da Fazenda, alíquota-padrão do IVA pode bater os 27%, o que o tornaria o maior percentual de tributação única do mundo.

Ainda de acordo com o senador, a Câmara fez uma primeira etapa ao trabalhar a formulação do texto que veio da Câmara dos Deputados. Aprovada em dois turnos, em 7 de julho de 2023, o texto deve ser concluído pela CAE em até setembro e votado pelos parlamentares antes do fim do ano.