“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” (Rm 1212). O versículo do apóstolo Paulo na Carta aos Romanos é uma vivência prática desses princípios para os integrantes e participantes do Aviva, o culto de oração da igreja Cidade Viva, que celebra nesta sexta-feira (4), sete anos de cultos diários ininterruptos, no Campus Metropolitano Cidade Viva (BR 101 Km 95). A comemoração não poderia ser mais propícia: uma vigília de oração com sete horas seguidas (das 22h da noite, da sexta, às 5 da manhã do sábado).

O Aviva completou mais um feito: são 2.555 dias ininterruptos de cultos diários de oração, ou seja, não deixou de realizar em um só dia nesses sete anos o culto matinal de oração, que começa, pontualmente, às 6h da manhã na Cidade Viva Aeroclube, mesmo que esse dia caia em um feriado, seja Natal ou Ano Novo ele acontece de domingo a domingo. Cerca de 30 integrantes do ministério da oração se revezam na direção diária do culto Aviva com o propósito de aproximar a igreja de Deus, seguindo os passos de Jesus.

CULTO DIÁRIO ATÉ JESUS VOLTAR – Na verdade, o Aviva nasceu em setembro de 2017, após uma campanha memorável de 40 dias de Jejum e Oração na Cidade Viva Aeroclube com feitos maravilhosos e sobrenaturais de Deus. No último dia da campanha de Jejum e Oração daquele ano, o pastor titular da Cidade Viva, Sérgio Queiroz, decidiu junto com os participantes da campanha que todos os dias haveria culto de oração na igreja até a volta de Jesus.

WhatsApp Image 2024 10 03 at 18.26.18

PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO – Nesses sete anos, não faltaram períodos difíceis, mas a perseverança na oração em manter a promessa sempre falou mais alto para mulheres e homens comprometidos e sempre disponíveis em servir ao ministério da oração da igreja. Durante a grave crise pandêmica, por exemplo, nos anos de 2020 e 2021, o culto Aviva precisou se reinventar e usar a tecnologia do perfil do Instagram (@avivacidadeviva) para manter-se diário e vivo para os participantes do ministério de oração. Nesse período, a igreja se fortaleceu ainda mais com a criação de um Relógio de Oração em maio de 2020, em plena pandemia, e permanece até hoje. Com o relógio, centenas de integrantes da igreja e de outras unidades divididos em 24 grupos que oram e jejuam por 24 horas durante sete dias a cada mês, mostrando que a oração não apenas aviva e permanece viva, mas é a própria vida da Igreja de Cristo.

EXPANSÃO NAS UNIDADES – Mostrando a importância e a centralidade da oração para a Cidade Viva, o Aviva não apenas permanece diário e em dois turnos nesses sete anos: de forma presencial das 6h às 7h e das 20h às 21h no Instagram (@avivacidadeviva), mas nos últimos anos o culto Aviva tem se expandido para outras unidades da Cidade Viva. Atualmente, o Aviva acontece nas unidades do Aeroclube, da Capela, da Zona Sul e do Altiplano.

O QUE REPRESENTA O AVIVA – “O Aviva é o nosso lugar secreto todas as manhãs, na igreja presencial ou no nosso Instagram. Isso nos conforta saber que haverá ali um vaso do Senhor sendo usado para ministrar a Palavra de Deus e conduzir os momentos de oração. Saber que todos os dias temos Aviva e que não cessaremos até Jesus voltar é fortalecedor e refrigera a alma. Aviva é paz, é esperança, é fé, é amor, é cura, é alegria, é perseverança, é entrega, é fortaleza, o Aviva é um verdadeiro milagre do Senhor”, revela o Coordenador do Aviva e pastor da Capela da Cidade Viva, Pedro Viana.

FORTALECIMENTO ESPIRITUAL DA IGREJA – Para o Coordenador do Relógio de Oração da Cidade Viva, o Capelão Francisco de Assis Castro, “uma Igreja que ora é uma Igreja forte. Ao completarmos 7 anos da existência do Aviva tem sido uma oportunidade para o envolvimento da igreja com a comunhão, com o fortalecimento espiritual, do Corpo de Cristo, através da oração, leitura da Palavra, e da Prática do Jejum”, declarou.

PROGRAMAÇÃO DA VIGÍLIA DOS 7 ANOS – A programação das sete horas da Vigília de celebração dos 7 anos do Aviva começa na Capela do Campus Metropolitano às 22h, desta sexta-feira com muito louvor e adoração com as bandas Capela, Nuvem e Livre, ministração da palavra dos pastores da Cidade Viva José Marcelo Paes, Pedro Viana, Josemar Bandeira, Hygo Costa, Luís Augusto, Alexandre Magno, Francisco de Assis Castro e de Fábio Mileli, além de momentos de muita oração, clamor e intercessão pela paz no mundo, pela nação brasileira, família, projetos e ações da igreja, missões, enfermos e inclusive pelas eleições municipais de 2024. Já o encerramento será com oração de ação de graças pelos 7 anos do Aviva, às 5 da manhã, no Bosque da Oração, no Campus Metropolitano.