image 101

A Receita Federal liberou a consulta do 2º lote, entre os cinco, de restituição do Imposto de Renda 2024, para cerca de 5,75 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Ao todo, os contribuintes deste lote que têm prioridade devem receber R$ 8,5 bilhões e os pagamentos serão feitos a partir de 28 de junho.

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores e cerca de 250 mil contribuintes residentes do Rio Grande do Sul, que foram inclusos no grupo de prioridade para o recebimento do crédito antecipadamente, devido à tragédia climática no estado.

No mês passado, 886.260 contribuintes gaúchos receberam mais de R$ 1 bilhão, inclusive de exercícios anteriores.

Em março, a Receita Federal divulgou a ordem de prioridade para a restituição, discriminando os grupos prioritários.

Nesta nova fase de pagamentos, ainda terão preferência determinados grupos. São eles:

  • 140.350 idosos acima de 80 anos
  • 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave
  • 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 3.812.767 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Vale destacar que, apesar da preferência de pagamento para os grupos mencionados acima, os demais contribuintes também podem receber no terceiro lote.

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na declaração do IR, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O calendário de pagamentos vai até setembro deste ano.

Confira o calendário de restituição do IR 2024
Primeiro lote: 31 de maio, já pago;
Segundo lote: 28 de junho;
Terceiro lote: 31 de julho;
Quarto lote: 30 de agosto;
Quinto e último lote: 30 de setembro.

Qual o meu lote da restituição?

Através do site da Receita Federal ou pelo aplicativo “FGTS” – disponível para download em aparelhos Android e/ou iOS – é possível consultar se o pagamento será feito no lote mais próximo da data da consulta.

A Receita não precisa em qual lote o crédito será restituído e sim se o contribuinte será incluída no próximo lote. Se o contribuinte fizer a consulta hoje, por exemplo, ele saberá se a restituição estará incluída no terceiro lote. Caso não esteja, é preciso esperar as próximas datas.

Fonte: CNN Brasil