WhatsApp Image 2023 07 10 at 16.54.18

Os atendimentos de casos de acidentes provocados por animais peçonhentos está apresentando uma redução em relação ao ano passado, de acordo com dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), que funciona no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. A redistribuição dos imunobiológicos (soros) – antes concentrados em João Pessoa, Campina Grande e Patos – tem contribuído para esse resultado.

Conforme os dados do Ciatox, foram atendidas na unidade, de janeiro até o dia 9 de julho, 953 vítimas de picadas de escorpião e 42 pacientes vítimas de mordidas de cobra. Os números representam uma diminuição de 21% em relação aos casos de escorpionismo e de 60% de serpentes, respectivamente, em comparação ao ano passado.

De acordo com o biólogo do Ciatox Adriano Medeiros Sousa, a redução do número de casos observada é resultante de uma redistribuição dos imunobiológicos (soros) que antes estavam concentrados em João Pessoa, Campina Grande e Patos e atualmente podem ser encontrados também nos Hospitais de Picuí, Monteiro, Cajazeiras e Sousa. Isso faz com que a população próxima a essas unidades de saúde não precisem mais se deslocar até o Hospital de Trauma de Campina Grande.

“Em caso de acidentes causados por animais peçonhentos como escorpiões, cobras e abelhas, recomenda-se que a vítima somente lave o local com água e sabão e procure uma unidade de saúde o mais rápido possível. Além disso, é importante levar ou fotografar o animal que causou o acidente, pois a identificação do animal que causou o acidente é fundamental para o tratamento correto do acidente”, destacou Adriano.

O Trauma-CG é referência na região para os atendimentos de escorpionismo (acidente com escorpiões), ofidismo (acidentes com serpentes/cobras peçonhentas) e acidentes apílicos (com abelhas).

Ciatox – O Centro Informações e Assistência Toxicológica, vinculado ao Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba, funciona no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, como unidade de atendimento assistencial e de vigilância. O Centro faz a notificação dos casos junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O Ciatox é integrante da rede nacional de centros do Brasil.