Lula no 7 de Setembro: Presidente prestigia desfile com chefes dos Três Poderes e destaca soberania nacional em tom institucional

Lula no 7 de Setembro: Presidente prestigia desfile com chefes dos Três Poderes e destaca soberania nacional em tom institucional

Lula participa do desfile de 7 de Setembro em Brasília ao lado de Hugo Motta, Alcolumbre e Fachin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença no tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, Lula esteve na tribuna de honra.

A cerimônia reuniu os presidentes das três esferas de poder: Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), Davi Alcolumbre, do Senado e do Congresso Nacional, e Arthur Lira, da Câmara dos Deputados. A participação de Fachin ganha destaque após um ano em que nenhum ministro do STF esteve presente nas comemorações.

O evento deste ano teve um caráter mais institucional e sóbrio, em virtude do período eleitoral. A organização seguiu recomendações para evitar manifestações político-partidárias, focando em temas de interesse nacional. A informação é do g1.

Soberania nacional em destaque e discurso presidencial

Um dos eixos centrais da celebração dos 204 anos da Independência do Brasil foi a **soberania nacional**. Este tema tem sido recorrente no discurso do governo Lula, especialmente após a imposição de tarifas por parte dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros no ano passado. O presidente reforçou a importância de o Brasil não se curvar a interesses estrangeiros.

Em pronunciamento transmitido em rede nacional na véspera, Lula declarou: “Precisamos nos manter fortes e altivos, sem baixar a cabeça, para não deixarmos que o Brasil se transforme, novamente, em colônia de outras potências estrangeiras. Não somos, e não seremos colônia de ninguém”. Ele enfatizou que um país soberano defende seu território, riquezas e povo, além de criar oportunidades para a independência de seu cidadão.

Combate à violência contra mulheres e homenagem à Copa Feminina

Outro tema relevante abordado no desfile foi o **enfrentamento à violência contra as mulheres**. Esta pauta tem ganhado força com novas medidas governamentais, especialmente após o aumento nos casos de feminicídio. Em maio deste ano, o presidente sancionou três projetos de lei voltados à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, incluindo a criação do Cadastro Nacional de Agressores e o afastamento do agressor do lar.

A programação também incluiu uma homenagem à futura **Copa do Mundo Feminina de 2027**, que será sediada pelo Brasil. Será a primeira vez que um país sul-americano sediará o torneio, previsto para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, um marco histórico para o esporte no continente.

Programação com Forças Armadas e demonstrações aéreas

O desfile contou com a participação tradicional das **Forças Armadas**, incluindo tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A programação iniciou com o desfile de alunos de escolas públicas e representantes dos eixos temáticos, seguido pela presença da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar. Foram exibidos blindados, esquadrões de motociclistas, cavalaria e tropas a pé.

O encerramento da cerimônia foi marcado pelas impressionantes apresentações da Esquadrilha da Fumaça e de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), culminando as celebrações do Dia da Independência com demonstrações de força e habilidade aérea.

GTavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *